Safra 2012/13: Emater-RS divulga novo boletim de acompanhamento de safras no RS

Publicado em 28/02/2013 16:55
Arroz - A colheita, assim como as demais fases em que se encontram as lavouras, evoluiu de forma satisfatória durante o último período, em que pese a ocorrência de chuvas acima da média para o período, registrada no Sul e no Sudoeste do Estado. Os rendimentos obtidos nessas primeiras lavouras têm ficado dentro do previsto, variando entre 7,5 mil kg/ha e 8 mil kg/ha, dependendo da região. A qualidade também não tem apresentado problemas, com a maioria das cargas girando ao redor dos 60% de grãos inteiros, como rendimento no engenho. Nesse sentido, são relatados apenas casos pontuais de lotes com um percentual maior de grãos falhados, oriundos de lavouras que enfrentaram problemas relacionados com baixas temperaturas durante o período de floração. Ainda nesse quesito, cabe ressaltar que cerca de 28% das lavouras encontram-se em fase crítica quanto às baixas temperaturas, e a sua ocorrência poderá ter consequências prejudiciais ao rendimento das lavouras, bem como na qualidade do grão. 

Soja - As primeiras lavouras da safra 2013 começam a ser colhidas no Estado. Nelas, dependendo da região, os rendimentos têm se situado entre 2,1 mil kg/ha e 3 mil kg/ha, com boa qualidade do grão. A partir de agora, a atenção da maioria dos produtores volta-se para o processo de retirada da produção, uma vez que 5% das lavouras já se encontram aptos para serem ceifados. Outros 73% delas encontram-se em plena fase de formação dos grãos e deverão entrar em maturação brevemente. As condições meteorológicas serão fundamentais para que o processo transcorra sem maiores percalços, o excesso de umidade neste período pode predispor ao aparecimento de doenças fúngicas de final de ciclo, influindo de maneira negativa na produtividade. Em termos de comercialização, a saca de 60 kg da oleaginosa manteve-se praticamente estável em suas cotações, variando apenas em -0,87% no seu preço médio em âmbito estadual, fixando-se em R$ 56,66. 

Clique aqui e confira o boletim na íntegra 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário