Soja: Produção brasileira passará de 80 milhões de toneladas, diz Céleres

Publicado em 04/03/2013 16:52
A consultoria Céleres manteve em sua última projeção para a safra de soja 2012/13 no Brasil suas estimativas de área, produção e produtividade. Para a colheita, a projeção se manteve em 80,107 milhões de toneladas, número 20,8% maior em relação à safra 11/12, quando a produção foi de 66,31 milhões de toneladas. 

De acordo com a consultoria, o plantio da soja nesta temporada foi de 27,5 milhões de hectares, ante 25,12 milhões cultivados na temporada anterior, aumento de 9,5%. A produtividade levada em conta também é maior, com 2.911 quilos por hectare, aumento de 10,3% na comparação com a safra passada, quando a produtividade média foi de 2,640 quilos/hectare.

No dia 7 de fevereiro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou a safra brasileira de soja em 83,42 milhões de toneladas. Na mesma semana, o Departamento de agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou um aumento de 1 milhão de  toneladas na produção brasileira, saindo de 82,5 milhões de toneladas para 83,5 milhões de toneladas.

Colheita

A colheita, no entanto, está mais lenta no Brasil nesta temporada, segundo a Céleres. Até 1º de março, a consultoria apurou que 37% da área plantada haviam sido colhidos. No mesmo período do ano passado, 38% da soja já haviam deixado à lavoura. A lentidão é puxada pelo centro-oeste brasileiro. Em Mato Grosso, a colheita evoluiu 61% até o dia 1º, enquanto no ano passado o número era de 68%. De acordo com a Céleres, o atraso na colheita pode resultar em uma menor janela de plantio para o milho safrinha, e, possivelmente, uma diminuição na área de cultivo do cereal. 

A situação, no entanto, é bem diferente no sul e nordeste do país, onde os trabalhos no campo estão adiantados. No Paraná, 45% da soja já foram colhidos, ante 43% do período anterior. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário