Soja: Mercado volta a recuar e encerra semana em queda na CBOT

Publicado em 15/03/2013 17:19
A soja teve mais um dia de baixas na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (15), após tentar uma recuperação no início dos negócios deste pregão. Os futuros da oleaginosa não foram capazes de manter os ligeiros ganhos que exibiu durante essa sessão e voltaram a recuar, fechando a semana, que foi bastante negativa, em queda. 

Nesta sexta, a A Associação Nacional Norte-Americana dos Processadores de Óleos Vegetais (Nopa) divulgou números sobre o esmagamento de soja nos EUA em fevereiro e estes ficaram abaixo do esperado pelo mercado. Enquanto se esperava algo em torno de 3,86 milhões de toneladas, a entidade reportou o processamento de 3,71 milhões de toneladas. 

"Esses números, que foram decepcionantes, acabaram provocando um pouco esse mercado que já vinha recuando e mostrou altas muito leves no começo do pregão", disse Daniel D'Ávilla, analista de mercado da NewEdge Corretora, de Nova York. 

D'Ávilla explicou ainda que o mercado têm registrado também muito spreads entre a soja e o milho e o trigo, o que quer dizer que os investidores têm deixado parte de suas posições na soja e voltando-se para os cereais. "Trata-se somente de uma natural liquidação de posições, ou seja, não há nada de novo no mercado", explica o analista. 

Entre os fundamentos, o cenário se mantém o mesmo. A demanda pela soja continua muito aquecida, porém, ainda de acordo com D'Ávilla, a situação mais difícil nos Estados Unidos é "originar" a soja. Segundo o analista, 97% do volume estimado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para exportação já foram comercializados, e os 3% restantes ainda teriam que durar por 25 semanas, tempo restante para o ano safra 2012/13. 

Além disso,as margens de esmagamento no país têm caído e isso também pesa sobre os preços, uma vez que que reduz a demanda interna, fato que foi refletido pelos últimos números do Nopa, portanto. No entanto, para o analista "não quer dizer que o mercado vá cair por conta disso, uma vez que os fundamentos continuam positivos". Completanto, D'Ávilla afirma que não acredita em um mercado baixista, mas em apenas uma liquidação de posições em um momento pós relatório do USDA e vencimento do contrato março. "Depois disso, acredito que volte a ficar firme", finaliza. 

Confira como ficaram as cotações dos grãos no fechamento desta sexta-feira (15):



Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Se os EUA moeram em 6 meses no ritmo de 3,8 mi ton,já se foram umas 23 mil ,exportaram 36,somado dá 59 milhões de ton,Colheram 80,logo esta sobrando para moer e ou, exportar, 21, dividido por mais 6 meses,dá 3,5 milhões,logo moeram acima do limite .como não param de exportar soja inatura vão ter que buscar na america do sul no seg semestre.

    0