Chicago: Soja registra recuperação e tem alta de dois dígitos

Publicado em 21/03/2013 13:30
Na sessão desta quinta-feira (21), a soja opera em alta e vem ampliando suas altas na Bolsa de Chicago, se recuperando de seis pregões consecutivos de baixa. Por volta das 13h (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa subiam mais de 10 pontos nos principais vencimentos e o contrato maio/13, referência para a safra brasileira, era cotado a US$ 14,15, subindo 16 pontos. Com essa recuperação de hoje, a posição julho/13 também já recuperava o patamar dos US$ 14/bushel. 

A recente queda das cotações no mercado internacional teria chegado aos seus patamares de suporte, de acordo com analistas, tornando-se, portanto, mais atrativas para compradores e investidores, os quais voltaram ao mercado, voltando novamente seu foco para a commodity. 

O mercado encontra suporte ainda nas notícias da falta de infraestrutura logística do Brasil e nas informações como as do cancelamento da compra de 2 milhões de toneladas por parte de uma empresa chinesa em função do atraso dos embarques. Segundo o analista Flávio França, da Safras & Mercado, a ineficiência no escoamento da produção brasileira estimula uma volta da demanda para o grão norte-americano. 

Apesar disso, os números de exportações semanais de soja dos EUA divulgados nesta quinta-feira pelo USDA (Deprtamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicam uma redução de 84% nas vendas da semana que terminou no último dia 14 de março em relação a semana anterior. 

"Os números das exportações norte-americanas vieram fracos, com aproximadamente a metade do volume esperado pelo mercado. Então, da ótica do mercado nos Estados Unidos, o pregão de hoje em Chicago poderia ser mais fraco, porém, os preços já encontram suporte nesses problemas logísticos sofridos pelo Brasil, com uma possível volta da demanda para o produto dos EUA", afirma França. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário