Soja aguarda novidades do USDA e fecha o dia em campo misto

Publicado em 25/03/2013 17:25 e atualizado em 25/03/2013 18:15
A soja fechou a sessão desta segunda-feira (25) em terreno misto na Bolsa de Chicago, com o mercado em compasso de espera pelo novo relatório de estoques trimestrais e intenção de plantio que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga no próximo dia 28, quinta-feira. As perdas ficaram entre 0,50 e 3,25 pontos. O contrato setembro/13, entretanto, conseguiu manter-se do lado positivo, com alta de 1,50 ponto. 

O boletim do departamento norte-americano é esperado com ansiedade pelos investidores e deverá ser bem avaliado pelo mercado, segundo o analista da FCStone, Glauco Monte. Para o especialista, esses números serão responsáveis por definirem uma melhor direção para os preços nas próximas semanas. 

À espera por essas novas informações, os investidores operam em compasso de espera, atuando com mais cautela e optando por mais uma sessão de realização de lucros. "Esses números vão dar uma indicação se a situação nos Estados Unidos está mais apertada, como muitos imaginam, e isso pode dar um bom direcionamento para o mercado a partir da semana que vem", afirma Monte.  

O que limitou as baixas no mercado internacional foi o anúncio da venda de 234 mil toneladas de soja dos EUA para a China da safra nova e também os embarques semanais norte-americanos, que ficaram acima do registrado na semana passada. Além disso, no cenário fundamental a situação ainda é a mesma de uma oferta mais ajustada e de demanda extremamente aquecida. 

Logística brasileira - Ao mesmo tempo, o mercado ainda sente a influência dos gargalos logísticos do Brasil. As estradas e portos continuam sofrendo com o congestionamento e o escoamento da safra brasileira segue comprometido e forçando, segundo analistas, uma volta da demanda para os EUA. 

"Estamos com a entrada da safra brasileira bem forte agora, apesar de problemas pontuais, e isso está pressionando os prêmios agora e pode pressioná-los mais para frente", explica Monte. O analista diz ainda que os Estados Unidos estão vendendo um volume um pouco maior do que se imaginava e aqui no Brasil exportamos em um ritmo mais lento do que deveria estar sendo feito, o que pesa sobre o mercado.

Safra nova dos EUA - O mercado agora começa também a dividir sua atenção com o clima norte-americano e com o início do plantio da safra nova dos Estados Unidos. Na última quarta-feira (20) se iniciou a primavera no país, porém, as características do inverno ainda prevalecem e começam a preocupar. 

No domingo (24), uma nevasca atingiu o Meio-Oeste do país e no estado do Colorado o acumulado de neve chegou a 30 centímetros e, para essa semana, não há uma previsão de melhora no tempo. 

Com isso, as baixas temperaturas do solo poderiam atrapalhar o plantio do milho nos EUA, que começa em abril. Essa preocupação com o clima já começa a dar alguma sustentação ao mercado que, nesta segunda-feira, fechou os negócios em alta na Bolsa de Chicago. Os ganhos dos principais vencimentos ficaram entre 6,75 e 8,25 pontos. 

Veja como ficaram as cotações no fechamento desta segunda-feira:



Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário