Grãos têm mais uma sessão de volatilidade nesta 4ª feira

Publicado em 03/04/2013 07:45
Na manhã desta quarta-feira (3), por volta das 7h35 (horário de Brasília), os futuros dos grãos operavam próximos da estabilidade, com a soja registrando leves baixas e o milho, ligeiras altas. Ontem, os grãos passaram por uma sessão bastante volátil e conseguiram fechar o dia com pequenos ganhos após consecutivos pregões de intensas baixas provocadas pelos dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

Veja como terminou o mercado nesta terça-feira (2):

Após sessão volátil, soja e milho fecham o dia com leve alta em Chicago

Os futuros da soja fecharam o dia em alta nesta terça-feira na Bolsa de Chicago. As posições mais negociadas encerraram com ganhos entre 1,50 e 3,25 pontos após uma sessão bastante volátil, onde a commodity chegou a registrar ligeiras perdas. 

Nos últimos dois pregões, a soja acumulou intensas perdas após a divulgação dos números de estoques trimestrais nos Estados Unidos. O número veio acima das expectativas do mercado e pressionaram severamente as cotações. 

O cenário de preços mais baixos, portanto, atraiu os compradores e investidores de volta ao mercado, o que estimulou essa alta da soja. Além disso, os fundamentos de oferta e demanda, ainda muito positivos, também chamam a atenção do mercado já que a demanda permanece bastante aquecida e a oferta, apesar de estoques maiores, muito ajustada. 

Entretanto, para o analista Carlos Cogo, da Cogo Consultoria Agroeconômica, este não é um momento muito favorável para os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago e ainda é cedo para se falar em recuperação dos preços. "O que está havendo primeiro é uma interrupção das perdas mais fortes. A soja perdeu um pouco menos, mas nos dois pregões consecutivos as perdas foram de mais de 12% nas cotações do milho", disse. 

Outro fator que limita as perdas da soja nos primeiros vencimentos é a ineficiente logística brasileira, que compromente o escoamento da nova safra. O ritmo de exportações e embarques no Brasil continua muito lento e isso faz com que a soja, no contrato maio/13, não se distancie muito do patamar dos US$ 14/bushel. 

Milho - O milho fechou a terça-feira em terreno misto. O cereal também teve um pregão de bastante volatilidade e chegou a registrar expressivas perdas. O mercado ainda sente a pressão dos números do USDA, que trouxe estoques quase 10 milhões de toneladas maiores do que as expectativas, e também das projeções de que a área de plantio nos EUA seja a maior desde 1936. 

Daqui para frente, como explicou Cogo, as atenções do mercado se voltam cada vez mais ao andamento da nova safra dos Estados Unidos, que deverá começar a ser plantada ainda este mês. As atuais condições climáticas nos EUA preocupam já que a temperatura dos solos ainda é baixa, por conta do acúmulo de neve das últimas semanas, e também em função do tempo seco que ainda persiste em importantes regiões produtoras do país.  
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário