Soja: Colheita avança e atinge 99% da área projetada no Paraná

Publicado em 02/05/2013 12:02
A colheita da primeira safra paranaense de soja 2012/13 alcançou 99% da área estimada para o estado. As informações são do novo boletim de acompanhamento de safras do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná, divulgado esta semana. Os dados foram contabilizados até a última segunda-feira (29).

Segundo técnicos do departamento, o clima mais seco registrado nas últimas semanas tem contribuído para um avanço na colheita. A expectativa é que sejam colhidos no estado cerca de 15,68 milhões de toneladas, um aumento de 45% em relação à safra 2011/12, quando foram produzidas 10,82 milhões de toneladas.

Além de a quantidade produzida ser recorde, segundo informações do Deral, a área estimada em 4,67 milhões de hectares na temporada atual é 6% superior à produção anterior. Por outro lado, a comercialização da safra atinge 59%, no mesmo período do ano passado em torno de 72% já havia sido negociada antecipadamente. 

Ainda de acordo com o departamento, cerca de 85% das lavouras cultivadas estão em boas condições, 12% apresentam desenvolvimento médio e 3% das plantações estão em condições ruins. Já a produtividade média deve avançar 36% nesta safra, passando de 2.464 quilos por hectare para 3.360 quilos por hectare.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário