Soja foca ajustada oferta dos EUA e registra boas altas em Chicago
Publicado em 03/05/2013 12:02
A soja opera em alta na Bolsa de Chicago desta sexta-feira. Por volta das 12h25 (horário de Brasília), os vencimentos mais próximos operavam com boas altas, com o contrato maio/13 subindo 25 pontos e cotado a US$ 14,66. Já o julho, o mais negociado atualmente, valia US$ 13,92, com alta de 20,50 pontos.
O avanço da oleaginosa continua sendo justificando pela oferta bastante escassa nos Estados Unidos ao mesmo tempo em que a demanda pelo produto norte-americano está muito aquecida. Isso tem elevado significativamente os preços da soja no mercado físico norte-americano, visto a maior alta no vencimento maio, e valorizado também os prêmios nos portos dos EUA.
Esse quadro tem, portanto, refletido diretamente nas cotações na Bolsa de Chicago, puxando até mesmo os vencimentos de mais longo prazo que se referem à nova safra norte-americana.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da nova safra dos EUA e as condições climáticas no país já impactam diretamente nos preços em Chicago. As baixas temperaturas, as chuvas excessivas, a neve e a geada têm atrasado o plantio de forma bastante significativa em relação aos números da média dos últimos cinco anos. O atraso tem impacto nos preços do milho e do trigo, que ontem registraram boas altas em Chicago, porém, na sessão desta sexta-feira realizam lucros.
"Como estamos em pleno mercado de clima e estamos vendo um início de temporada nos EUA que não é normal, acredito que o mercado vai ficar bastante atento às novas previsões climáticas, e isso pode trazer alguma especulação para o mercado. Tudo indica que o plantio deve continuar bastante atrasado e aí iremos ver como o mercado vai entender isso", disse Steve Cachia, analista de mercado da Cerealpar.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp?
Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal
1 comentário
Mercado da soja encerra semana sob pressão sazonal em Chicago e cautela com eleições e câmbio no Brasil
Plantio de soja de MT atinge 10,23% e mantém atraso inicial, diz Imea
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
Ezio Antonio Seabra Uberaba - MG
A eu nao sei nao em ,eu acho que o cavalo arriado ja foi nao adianta ficar sonhando com mais uma seca la nos gringos,temos que vender enquanto esta no lucro para depois nao chorar.