Grãos fecham com forte baixa diante de melhora do clima nos EUA

Publicado em 06/05/2013 16:35 1756 exibições
Na sessão desta segunda-feira (6), os futuros da soja, do milho e do trigo terminaram os negócios com expressivas baixas na Bolsa de Chicago. Quem liderou as perdas foi o milho e, segundo analistas, o principal fator de pressão negativa para os preços foi a melhor do clima nos Estados Unidos. 

A soja perdeu entre 10 e 18 pontos nos principais vencimentos, o milho entre 15 e 24 e o trigo entre 15 e 18 pontos. O mercado refletiu chuvas abaixo do esperado no coração do Corn Belt norte-americano, a principal região produtora do país, após semanas de precipitações excessivas. 

"Choveu abaixo do esperado na principal região de produção de milho, então, a expectativa é de que o plantio ande bem durante a semana, depois de já ter caminhado bem nesse final de semana", explicou o operador de mercado Flávio Oliveira, da MCDonald & Pelz Corretora.

Frente a isso, a expectativa do mercado com essa melhora do tempo é de que o plantio possa evoluir com mais rapidez, o que já pôde ser registrado nesse último final de semana. Nessa segunda, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualiza seu boletim de acompanhamento de safra e o que se espera é ver o plantio do milho concluído em 19% da área e, na próxima semana, em cerca de 40%. 

Para essa próxima semana, o que se espera é um clima mais seco nos Estados Unidos, favorecendo ainda mais os trabalhos de campo no país, fator que contribui para as baixas, uma vez que, em Chicago, o principal foco do mercado se volta agora para o clima norte-americano e o desenvolvimento da nova safra no país. 

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o produtor rural de Illinois, Bill Raben, afirma que o clima no estado ainda está bastante úmido e que as previsões indicam uma melhor para a tarde de amanhã e quarta-feira. Já na quinta e na sexta-feira deve voltar a chover. 

"O resultado dessas chuvas de primavera têm atrasado o plantio do milho e nós estamos bem atrás do ritmo dos últimos anos. No sul de alguns estados como Arkansas, Mississipi e partes do Missouri, alguns produtores já trocaram o milho pela soja e, na minha opinião, se esse atraso continuar, no sul de Illinois muitos agricultores farão isso também", relatou Raben. 

Veja como ficaram as cotações dos grãos no fechamento desta segunda-feira:



Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário