CBOT: Volatilidade marca mercado internacional de grãos
A sessão desta sexta-feira (12) é marcada por intensa volatilidade no mercado internacional na Bolsa de Chicago. O vencimento julho/13 da soja, que se encerra nos próximos dias, já chegou a perder mais de 60 pontos neste pregão, porém, por volta de 12h30 (horário de Brasília), subia 8,75 pontos. Os demais contratos perdiam mais de 20 pontos.
Baixas significativas eram registradas também no milho, de mais de 10 pontos nos vencimentos mais distantes, enquanto os futuros do trigo buscavam a estabilidade, com ligeiros ganhos de pouco mais de 1 pontos. Mais cedo, ambos os produtos atuaram em campo misto, acompanhando a volatilidade desta sexta.
Para o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, o mercado passa hoje por uma correção técnica, com um movimento de realização de lucros passada as expectativas para o relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e números que trouxeram poucas novidades ao mercado.
"Passada essa fase do USDA, o mercado promove uma liquidação de posições e é isso que vemos hoje. É mais um movimento técnico, com um mercado típico de sexta-feira", disse.
O mercado também acompanha com atenção o desenvolvimento do clima nas regiões produtoras dos Estados Unidos. Novas previsões climáticas indicam tempo quente e seco para as próximas semanas no Corn Belt e, caso se confirme esse quadro, o mercado deverá reagir positivamente.
No entanto, até o momento, o USDA indica um bom crescimento vegetativo das lavouras e os índices de umidade do solo dentro da normalidade. Porém, logo as plantações deverão entrar em fase de floração e, nessa época, elas não aceitam um calor muito intenso. "Com temperaturas muito quentes pode haver o abortamento das flores e isso pode comprometer a produtividade", explicou Brandalizze.
0 comentário
Soja: Ainda atrasada, colheita no Brasil alcança 3,39% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja em Goiás pode superar 20 milhões de toneladas, 23% a mais que no ano passado, aponta balanço da Expedição Safra Goiás
Colheita de soja em MT atinge 4,38% da área e segue atrasada, diz Imea
Seca ameaça safra de soja na região Sul, aponta monitoramento por satélite da EarthDaily Agro
Soja tem semana intensa com influência do clima na AMS, 'fator Trump' e baixa das retenciones na Argentina
Tocantins começa colheita da soja esperando 5,2 milhões de toneladas