Grãos: Mercado tem forte alta na CBOT com clima seco nos EUA

Publicado em 16/07/2013 12:14

O mercado internacional de grãos opera com expressiva alta na sessão desta terça-feira (16) na Bolsa de Chicago. Quem lidera os ganhos é a soja, com um avanço de mais de 30 pontos em alguns vencimentos. No milho, altas também de dois dígitos e, no trigo, os principais contratos subiam quase 10 pontos, por volta de 12h10 (horário de Brasília).

Para a soja, no curto prazo, as altas são justificadas pela ajustada relação entre a oferta e a demanda. O pouco volume de soja disponível tem sido duramente disputado entre o mercado interno norte-americano e os importadores. No entanto, são tempos de estoques historicamente baixos. 

Paralelamente, no médio e longo prazo, a incerteza sobre o clima nos Estados Unidos também tomam a atenção do mercado e os dias mais quentes e secos acabam dando alguma sustentação aos preços. Porém, os próximos 15 dias serão importantes para a definição da nova safra norte-americana e qualquer expressivo problema climático poderia estimular novas altas para as cotações. 

Além disso, os últimos números divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em seu relatório de acompanhamento de safra também contribuem para as altas registradas nesta terça na CBOT. 

De acordo com o boletim, 66% das lavouras de milho estão em boas ou excelentes condições, apresentando um leve recuo em relação aos 68% da semana anterior. No caso da soja, esse índice também recuou, passando de 67 para 65%. 

"Estamos no meio do mercado plenamente climático e a cada leitura de novos mapas temos uma reação dos preços. Esse ganho mais expressivo da soja se deu a partir da leitura de um mapa do modelo europeu mostrando uma tendência um pouco mais quente e seca do que o modelo norte-americano estava mostrando", explicou o analista de mercado Pedro Dejneka. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário