Soja: com clima bom nos EUA, mercado não sustenta recuperação

Publicado em 30/07/2013 12:17

O mercado internacional de soja, após sessões consecutivas de baixa, caminha de lado no pregão desta terça-feira (30) na Bolsa de Chicago. Por volta das 11h50 (horário de Brasília), as principais posições da oleaginosa operavam em campo negativo, com oscilações pouco expressivas. 

A falta de direção do mercado se dá, segundo analistas, pela necessidade de recuperação técnica dos preços ao mesmo tempo em que a mesma é limitada pelas condições favoráveis de clima nos Estados Unidos. 

"Nas condições em que estamos agora, com 63% das lavouras em condições boas ou excelentes, é possível que se chegue a uma certa deterioração sem 'assustar' o nível de produtividade. A média dos últimos 10 a 20 anos é de 59%, ou seja, já estamos 4 pontos acima do normal. E os mapas de clima mostram que durante o mês de agosto não deve haver nenhuma seca que possa afetar a produção total", explica o analista de mercado Steve Cachia, da Cerealpar. 

Ao mesmo tempo, porém, o analista afirma que, em função do atraso no plantio, as lavouras norte-americanas poderiam sofrer com geadas precoces na época da colheita, fator que poderia comprometer seus rendimentos. Isso acaba criando uma bolha especulativa, mesmo que pequena, e que dá alguma sustentação às cotações nessas tentativas de alta. 

"Para vermos alguma surpresa altista só mesmo algum susto, alguma especulação sobre o clima. Tradicionalmente, agosto é um mês mais quente nos Estados Unidos, de menos chuvas, mas os mapas indicam temperaturas normais e chuvas normais. No entanto, há aquela questão da possibilidade das geadas precoces e esse é um fator que possa fazer com que o mercado se agite um pouco mais", afirma Cachia. 

No quadro de fundamentos de oferta e demanda nada mudou. Os estoques de soja disponível nos EUA ainda são muito restritos e a demanda segue firme. "A China está comprando bem, mas ainda tem a safra da América do Sul e a demanda não é nenhuma surpresa capaz, no curto prazo, de fazer com que haja nenhum rally importante", diz. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário