Soja na América do Sul pode ter taxa de crescimento de produção menor

Publicado em 27/08/2013 13:36 e atualizado em 27/08/2013 14:07

A produção de soja no hemisfério sul irá atingir recordes no ano que vem, mesmo com a taxa de crescimento de produção desacelerando, devido à seca no Brasil e à substituição de cultura, devido aos preços mais baixos, de acordo com a publicação da Oil World.            

De acordo com matéria publicada pela Bloomberg, a produção de soja deve crescer 4,6% e atingir o recorde de 152,7 milhões de toneladas na safra 2013-2014, segundo informações da Oil World, empresa baseada em Hamburgo. A produção cresceu 24% em 2012-2013, enquanto os campos se recuperavam do tempo seco nas estações passadas. 

No Brasil, o segundo maior produtor do mundo, a previsão de seca no Mato Grosso, sua principal região produtora, poderá atrasar as plantações que geralmente começam em 22 de setembro. “A situação não está crítica, mas se a seca se mantiver, nas próximas quatro a oito semanas, as perspectivas para a safra brasileira de soja deverão cair”, informou o relatório da Oil World. 

A produção brasileira de soja deve crescer 2,9%, para 84 milhões de toneladas, em 2014, em comparação com o ano anterior. Ela representa 55% da produção do hemisfério sul, onde a área de plantio deve cair, ainda de acordo com a Oil World. “É bem provável que a área agrícola total não irá crescer na América do Sul. Ela deve cair na Argentina e crescer muito pouco no Brasil, Paraguai e Uruguai”.

Os altos custos do transporte no Brasil reduziram os preços da soja para os produtores. A previsão é de que produtores de áreas remotas poderão cortar seus plantios. O cultivo da oleaginosa também pode ser afetado pela obrigatoriedade de rotação de cultura no Uruguai. 


As informações são da Bloomberg.com

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Notícias Agrícolas / Fernanda Bellei
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário