Incertezas climáticas e feriado nos EUA pesam sobre o mercado

Publicado em 30/08/2013 10:30 e atualizado em 30/08/2013 12:28

No pregão regular desta sexta-feira (30), os futuros da soja e do milho operam do lado negativo da tabela. Por volta das 12h03 (horário de Brasília), os principais contratos da oleaginosa exibiam perdas entre 8,25 e 14,25 pontos, enquanto que no milho, as baixas eram menos expressivas de pouco mais de 3 pontos nas principais posições. Já as cotações futuras do trigo, apresentavam pequenos ganhos entre 1,75 e 4,75 pontos. 

Os mapas climáticos, divulgados na manhã de hoje, indicando maior possibilidade de chuvas no período de 11 a 15 dias e com abrangência em quase todo o Corn Belt pesam sobre o mercado internacional de grãos. Nos últimos 60 dias, importantes regiões produtoras dos estados de Iowa e Illinois receberam menos da metade da quantidade normal de precipitações.

De acordo com o analista de mercado da Agrinvest, Marcos Araújo, as previsões não indicam grandes quantidades de chuvas a ponto de reverter à preocupação com o estresse hídrico das lavouras norte-americanas. E as próximas duas semanas são cruciais para a definição do potencial produtivo da soja. 

“Se as previsões confirmarem que as chuvas serão limitadas nos estados chaves poderemos ver no pregão noturno da segunda-feira (2) bem forte, tendo novas altas e podendo até mesmo atingir as máximas”, diz o analista.  

Por outro lado, com o feriado da próxima segunda-feira (2), os grandes investidores não querem correr riscos e adotam uma postura mais cautelosa. “Com o final de semana prolongado, os investidores que estavam posicionados na compra e ganharam dinheiro com as recentes altas nos preços, acabam liquidando as posições e vendendo os contratos futuros, para diminuir os riscos nas carteiras”, explica Araújo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário