Clima nos EUA: Previsão é de mais seca para os próximos dias

Publicado em 02/09/2013 09:30 e atualizado em 02/09/2013 14:38

As lavouras de grãos dos Estados Unidos seguem sendo castigadas pela falta de chuvas no Corn Belt. No último final de semana foram registradas algumas chuvas, no entanto, foram precipitações pouco volumosas - entre 10 e 20 mm - em Iowa e Illinois. 

Porém, em algumas regiões desses estados nem chegou a chover e a previsão para essa semana é, novamente, de tempo muito quente e seco para importantes regiões produtoras. Em algumas regiões ao sul de Illinois, como na comunidade de Ridgway, não foram registradas chuvas e o clima continua castigando a produção, segundo Bill Raben, vice chairman da Associação dos Produtores de Soja de Illinois. 

De acordo com Raben, a cultura que mais sofre é a soja, uma vez que se encontra em fase determinante da produção - de enchimento de grãos - e a presença das precipitações é fundamental. Assim, com a estiagem, o que já se começa a notar é que há menos vagens por metro quadrado nos campos do que deveria. 

Porém, na mesma região, o milho dá sinais de resistência a essa seca, uma vez que já está em condições de ser colhido, processo que deverá ser iniciado nesta terça-feira (3).

Para Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, a maior parte das regiões, portanto, não recebeu chuvas, a umidade do solo continua muito baixa e essas condições vêm forçando a maturação das plantações. Assim, ficam comprometidas a produtividade e a qualidade dos grãos produzidos. No mapa abaixo, veja as precipitações das últimas 24 horas em Illinois/EUA:

Precipitações das últimas 24 horas em Illinois/EUA

Segundo previsões de institutos e sites de meteorologia norte-americanos, o clima nas próximas semanas deverá continuar bastante seco e as chances de chuva para o Corn Belt são mínimas ou até mesmo nula em alguns estados. Está prevista para chegar à localidade uma onda de calor que deverá elevar ainda mais as temperaturas e comprometer ainda mais a produtividade das lavouras norte-americanas. Imagens de radar do site AccuWeather mostram que, nesse momento, nos estados de Iowa e Minnesota não há qualquer indicação de precipitações. 

Para a região de Des Moines, Iowa, a previsão não indica nenhuma chuva para as próximas duas semanas, no entanto, as temperaturas deverão ser mais amenas do que as registradas nos últimos dias. Veja na imagem abaixo:

Des Moines/Iowa

Na imagem abaixo, a previsão para a cidade de Bloomington, em Illinois, mostra temperaturas mais altas e um dia ligeiramente nublado somente em 14 de setembro:

Bloomington/Illinois

Segundo previsões do AccuWeather, o ar mais quente e seco deverá ser registrado desde essa segunda-feira (2), quando se comemora o feriado do Dia do Trabalho nos EUA, se estendendo até a próxima quarta-feira (4), principalmente no meio-oeste do país. Os níveis de umidade já começam a cair ainda mais em quase todos os estados norte-americanos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Edson Martins Jorden Assis Chateaubriand - PR

    Obrigado Vilmar Marcon pelo site de clima nos Estados Unidos. Excelente site.

    0
  • Vilmar Marcon Getúlio Vargas - RS

    www.allmetsat.com

    0
  • CARLOS EDUARDO B CARDOZO Sidrolândia - MS

    isso indica uma alta forte na CBOT de amanhã. Correria total!

    0