EUA sofre com falta de chuvas e dois terços do Corn Belt já são atingidos e comprometidos pela seca

Publicado em 02/09/2013 16:32 e atualizado em 02/09/2013 17:49
4225 exibições

Não chove há mais de três semanas no Meio-Oeste dos Estados Unidos e cerca de dois terços do Corn Belt já está sendo comprometido pela seca que castiga as lavouras da principal região produtora de grãos do país. O Notícias Agrícolas foi ver de perto as condições da nova safra norte-americana e pôde registrar a preocupação dos produtores locais e a certeza de que a cada dia sem chuvas é um dia em que sua produtividade vem sendo reduzida. 

Ao longo das estradas entre os estados do cinturão de produção dos EUA, grandes campos de milho já exibiam plantas secas, com as folhas mais baixas bem murchas e já começando a se enrolar. Nas plantações de soja, reboleiras amareladas também indicam a falta de chuvas e as altas temperaturas. 

Em uma das fazendas visitadas pela nossa equipe, na cidade de Durant, Iowa, o proprietário afirmou que já vê sua produtividade caindo tanto para soja quanto para milho, porém, que a oleaginosa, nesse momento é a cultura que sofre mais. "Nas minhas lavouras de soja já vemos menos vagens do que o que deveríamos ver por metro quadrado, menos grãos dentro das vagens e grãos mais murchos". 

Nos Estados Unidos, a soja passa pelo estágio de desenvolvimento de enchimento de grãos, estágio esse em que a presença das chuvas é, portanto, fundamental. Assim, a estimativa da produtividade da soja na propriedade já vem sendo reduzida de 68,05 para 65,77 sacas por hectare. 

Para o milho, as perdas também são severas na propriedade na região de Durant. Um rendimento esperado em mais de 226 sacas por hectare, depois desse período sem chuvas foi revisto para baixo e agora é projetado em 204,12 sacas/ha. "Precisamos de chuvas porque o solo já não conta mais com um suporte de umidade, os níveis vêm caindo a cada dia", disse. 

Nas regiões onde os solos são mais arenosos, as plantas estão também queimando com mais facilidade. Além disso, venta muito na região, o que contribui para que a seca se estabeleça com ainda mais força e expressividade. 

Em Warrenville, Illinois, o produtor rural Steve Berning, disse que depois do plantio atrasado em função de uma primavera muito chuvosa, a preocupação é agora com essa falta de chuvas e, também por conta do plantio atrasado, com as geadas que poderiam atingir as plantações. "Ainda não consigo estimar a produtividade, mas precisamos de chuva ou ela irá ser menor. E há essa preocupação com as geadas precoces", disse. 

Nesses últimos dias, foram registradas algumas chuvas em Iowa e Illinois, porém, insuficientes para reparar os danos causados pela estiagem. Foram chuvas pouco volumosas e bem localizadas. 

Em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (2), o vice-chairman da Illinois Soybean Association, Bill Raben, que cultiva grãos na comunidade de Ridgway, ao sul do estado, afirmou que nessa região não foram registradas chuvas e que as lavouras têm sofrido muito com a seca. "Não tivemos nenhuma chuva nesse final de semana, nada. E pelo que sabemos, na maior parte dos estados vizinhos também não", disse.

Nesta terça-feira (3), ao final do dia, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga um novo relatório de acompanhamento de safra trazendo a atual condição das lavouras e os participantes do mercado estão ansiosos pelas informações. 

O Notícias Agrícolas viajou em parceria com a TNT Viagens de Negócios, na companhia de mais de 30 produtores rurais de todas as partes do Brasil. Ao visitarem as lavouras, os brasileiros puderam conhecer a real condição das lavouras norte-americanas e observar de que forma essas condições adversas de clima têm afetado as plantações e quais podem ser os reais resultados dessa falta de chuvas. 

Abaixo, veja algumas fotos da condição das lavouras nas regiões de Decatur e Durant, Iowa, e Warrenville, Illinois.

Galusha Farm - Warrenville, Illinois

Produtores brasileiros observando a falta de umidade no solo

VIAGEM EUA - 01

VIAGEM EUA - 02

Durant, Iowa

Lavouras de soja em maturação durante o período de seca

VIAGEM EUA - 03

VIAGEM EUA - 04

VIAGEM EUA - 05

Campos de Milho sofrendo com a seca e solo sem umidade

VIAGEM EUA - 07

VIAGEM EUA - 09

VIAGEM EUA - 10

Decatur, Illinois

Plantas de milho sofrendo com a seca

VIAGEM EUA - 10

VIAGEM EUA - 11

VIAGEM EUA - 12

VIAGEM EUA - 13

Tags:
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário