À espera do USDA, grãos recuam na CBOT nesta quinta-feira

Publicado em 12/09/2013 09:10 e atualizado em 12/09/2013 11:24

À espera dos novos números de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga nesta quinta-feira (12), às 13h (horário de Brasília), o mercado internacional de grãos opera do lado negativo da tabela no pregão eletrônico. 

Os futuros da soja, por volta das 8h50 (horário de Brasília) , perdiam entre 5 e 8 pontos nos principais vencimentos, enquanto nos mercados do milho e do trigo as cotações recuavam entre 2 e 3 pontos nos contratos mais negociados. 

O mercado, segundo analistas, opera na defensiva antes da divulgação do novo relatório, porém, as expectativas são de uma redução dos números da soja e do milho. Para a oleaginosa as projeções são de que a produtividade, a produção e os estoques finais sejam revistos para baixo. 

Segundo um levantamento feito pela agência internacional Bloomberg, a produção de soja deverá ficar em 85,13 milhões de toneladas. O volume é 3,7% menor do que o divulgado no boletim anterior.  Para o milho, a projeção de uma colheita de 345,46 milhões de toneladas, 0,9% a menos do que o no boletim anterior. 

Veja como fechou o mercado nesta quarta-feira (11):

USDA pode reduzir safra dos EUA e soja fecha com leve alta

Na sessão regular desta quarta-feira (12), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam os negócios com leve alta. Os vencimentos mais negociados subiram entre 2,25 e 3,50 pontos e o contrato novembro, referência para a safra norte-americana, fechou o dia valendo US$ 13,58 por bushel. 

A pouca movimentação do mercado é justificada pela espera dos investidores pelos números que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz nesta quinta-feira (12) para oferta e demanda. Aguardando os dados, o mercado se manteve mais na defensiva, atuando pouco no pregão desta quarta. 

Os analistas de mercado acreditam que o departamento norte-americano traga uma redução em suas estimativas para a safra 2013, além de estoques e produtividade menores. A baixa seria em função da seca que já dura mais de um mês nos EUA, em um período bastante crítico para a soja, do enchimento de grãos, onde a presença de água é fundamental.

A agência internacional Bloomberg fez um levantamento com analistas e especialistas e as expectativas são de que a safra totalize cerca de 85,13 milhões de toneladas. O volume é 3,7% menor do que o divulgado no boletim anterior.  

"O USDA normalmente é conservador nesse relatório de setembro, em que a safra está andando e não está definida, mas tudo indica que o boletim vem com uma redução de safra", diz Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting. 

Para Flávio França, consultor em agronegócio da Safras & Mercado, as expectativas para a produção têm variado bastante e, em alguns casos, chegam a 86 milhões de toneladas. Porém, as variações vão de 81 a 88 milhões de toneladas. Por isso, a expectativa do mercado é grande para essas informações, pois serão elas as responsáveis para que o mercado defina melhor suas direções. 

"Se o USDA apresentar um número abaixo de 86 milhões de toneladas, os preços terão um viés altista, caso contrário, se a previsão for acima de 86 milhões de toneladas, as cotações serão baixistas. No entanto, não é comum que o Departamento seja muito ousado nas suas revisões, com isso, a princípio, o mercado acredita que o USDA fará uma redução na safra, mas não muito grande e, posteriormente, faça outro corte no relatório de outubro”, disse França. 

Milho - Os futuros do milho também encerraram  o dia do lado positivo da tabela. As expectativas para o USDA desta quinta também são de números menores para a safra de milho, o que estimulou o avanço das cotações. 

A projeção dos analistas é de que a produção caia de 349,6 milhões de toneladas, estimadas em agosto, para 346,63 milhões de toneladas. Já o recuo da produtividade média deverá ser de 163,42 para 162,87 sacas por hectare. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário