Soja: Demanda chinesa deve crescer, mesmo com desaceleração do PIB

Publicado em 17/09/2013 16:33 e atualizado em 17/09/2013 19:29

A Argentina se consolidou como terceiro maior provedor de soja para a China. Anualmente, o país exporta cerca de 6 milhões de toneladas dos grãos, abastecendo um mercado que, por ser o país mais povoado do mundo, precisa buscar várias outras fontes para atender sua crescente demanda.

No entanto, cerca de 80% da demanda chinesa de grãos de soja - estimada em aproximadamente 70 milhões de toneladas no ano passado - é processada para produzir óleo e rações para animais de granja e de pesca, estimam os analistas. Só 20% é utilizado diretamente para alimentação humana, como o tradicional tofu e o leite e o molho de soja.

"A maior demanda é para o farelo de soja, que é utilizado principalmente na alimentação animal", disse Zhang Lanlan, analista da Sublime China Information Company, em entrevista à AFP. "A demanda de óleo e alimento animal está crescendo de acordo com a urbanização da China", agregou.

Em 2012, os agricultores chineses colheram cerca de 12 milhões de toneladas de soja. Com isso, foi preciso importar 58,38 milhões de toneladas, das quais 44% vieram dos Estados Unidos, 41% vieram do Brasil e 10% vieram da Argentina.

Para 2013, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê que a China irá aumentar sua demanda. A estimativa é de que sejam importados de 63 a 67,5 milhões de toneladas de soja, com uma produção de 12 milhões de toneladas.

A demanda se mantém mesmo com o crescimento desacelerado do PIB do país asiático, que cresceu apenas 7,8% em 2012, seu menor ritmo em 13 anos. Gao Yanbin, analista da Jinshi Futures, aponta que "mesmo que o ambiente econômico da China esteja ruim, o consumo chinês de comida, em contrapartida, está crescendo".

No início deste ano, outro contratempo também diminuiu a demanda de soja no país. A gripe aviária H7N9, que matou mais de 50 pessoas, afetou o consumo de aves que dependem da ração feita com a soja importada. Mas este setor já está se recuperando e a compra de farelo de soja para a alimentação dos animais está crescendo.

A tendência é que a demanda aumente cada vez mais. A indústria chinesa tem capacidade anual de mais de 100 milhões de toneladas. Segundo os analistas, isso demonstra que o gigante asiático tem apetite para muito mais.

Com informações do InfoCampo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário