Soja tem sessão volátil e fecha 3ª feira em campo misto na CBOT

Publicado em 17/09/2013 17:19

Na sessão regular desta terça-feira (17), o mercado internacional da soja fechou o dia em campo misto na Bolsa de Chicago. Os primeiros vencimentos recuaram e encerraram os negócios com perdas de pouco mais de 5 pontos e os mais distantes subiram entre 3 e 4,50 pontos. 
Segundo analistas, as incertezas sobre a nova safra dos EUA é o principal fator que tira a direção do mercado. Nesta terça, foram divulgados alguns números sobre a área de plantio da temporada pela Farm Service Agency, porém, ainda são especulações, informações que trazem ainda mais incerteza ao mercado. 

Segundo o analista de mercado Eleandro Mori, esses números mexem com o andamento dos negócios, uma vez que vieram diferentes do que vinha sendo esperado. "A FSA divulgou dados que vieram um pouco abaixo do que o mercado estava esperando em relação à area de plantio de milho e soja nos EUA". Porém, esses não são números definitivos e os investidores, portanto, operam à espera de informações mais claras. "Esses números sobre a área e também sobre a produtividade que será realmente colhida ainda são muito incertos, então o mercado trabalha em cima disso", completa. 

Para Glauco Monte, analista de mercado da FCStone, a proximidade da colheita da nova safra norte-americana, e com isso a efetiva entrada de produto, deve pressionar pontualmente as cotações, o que justifica a baixa no curto prazo na CBOT. "Muito pouco ainda está sendo colhido, o mais forte será daqui 3 ou 4 semanas, mas já indica para os compradores que nesse período você terá soja e milho e com isso foi registrada uma enfraquecida no mercado físico dos EUA. Os produtores americanos ainda tem bastante soja para ser vendida e isso, de certa maneira, refletiu no mercado". 

Outro fator que tem sido negativo para os preços dos primeiros vencimentos é a ocorrência de chuvas no Corn Belt nos últimos dias, bem como a precipitação de novos precipitações para o próximo final de semana. A questão que o mercado observa agora, no entanto, é se essas chuvas serão capazes de promover uma recuperação das lavouras depois da seca ou se poderiam, ao menos, limitar os prejuízos daqui em diante. 

"Existe a discussão se essas chuvas vão beneficiar a produção ou se já é tarde demais. Na minha opinião, a safra não deve se deteriorar mais, e os números já estão consolidados e deverão ser bem próximos dos últimos números", disse Monte. 

Por outro lado, a quebra da safra nos Estados Unidos, a redução da produtividade já estimada e, consequentemente, estoques finais menores, criam um cenário fundamental positivo. A demanda mundial por soja continua bastante aquecida e a oferta se mostra bastante ajustada. 

Veja como ficaram as cotações dos grãos no fechamento desta terça-feira em Chicago:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário