Soja volta a cair, milho e trigo operam próximos da estabilidade

Publicado em 26/09/2013 08:06 e atualizado em 26/09/2013 11:04

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago operam em queda na manhã desta quinta-feira (26). Por volta das 7h40 (horário de Brasília), os principais vencimentos perdiam entre 6 e 9 pontos, após encerrar a sessão anterior com ligeiras altas. O milho também exibia pequenas perdas, assim como o trigol, porém, operavam próximo da estabilidade.  

O mercado vive um momento de pressão sazonal em função do avanço da colheita da nova safra dos Estados Unidos. Segundo analistas, apesar da quebra na produção norte-americana em função da seca, estoques menores e uma demanda mundial ainda muito aquecida, a entrada efetiva dessa nova oferta pressiona as cotações. 

No entanto, o mercado vê suas altas sendo limitadas, ainda de acordo com os analistas, pelas expectativas para o novo relatório trimestral de estoques que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga na próxima segunda-feira (30). As projeções do mercado, segundo Stefan Tomkiw, analista da Jefferies Corretora, de Nova York, são de que o departamento traga números indicando estoques finais de soja bastante apertados, na casa de 3,4 milhões de toneladas. 

Veja como fechou o mercado nesta quarta-feira:

Soja tem sessão volátil, mas fecha o dia no campo positivo

Após uma sessão volátil, os futuros da soja fecharam os negócios dessa quarta-feira, na Bolsa de Chicago, em alta. Os primeiros vencimentos chegaram a subir quase 10 pontos e altas de 4,50 a 7 pontos foram registradas nas posições de mais longo prazo. O mercado até chegou a registrar algumas baixas, porém, voltou a subir e encerrou o dia do lado positivo da tabela. 

O momento é de espera para o mercado internacional de grãos, segundo os analistas. Os traders e investidores aguardam por uma definição da nova safra norte-americana de soja, que há pouco começou a ser colhida com os trabalhos de campo concluídos em apenas 3% da área até o último dia 22, segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

No entanto, devido ao pequeno percentual já colhido, o mercado ainda não consegue observar qual será a produtividade média obtida nas principais regiões produtoras. 

"Já começou a colheita nos EUA, para hoje e amanhã a previsão é de clima seco por lá, o que vai favorecer a entrada das máquinas, a produtividade ainda é incerta, tivemos chuvas no final de semana com boa cobertura, mas muita soja já foi afetada. Por isso, a incerteza é grande sobre o que vai se tirar realmente dessa safra americana e isso interfere nos preços", disse o analista de mercado Fernando Pimentel, da Agrosecurity Consultoria. 

Outro fator que permitiu o fechamento positivo do mercado, além da correção técnica e das expectativas do mercado, a cobertura de posições vendidas por parte dos fundos, segundo o analista de mercado Stefan Tomkiw, da Jefferies Corretora, de Nova York. 

Entretanto, para Tomkiw essa alta é pontual, já que o mercado se encontra em um momento sazonalmente de baixa dada a evolução da colheita nos Estados Unidos. Entretanto, os preços poderiam apresentar alguns repiques de alta em função de expectativas para o relatório de estoques trimestrais que o USDA divulga nesta segunda-feira (30). As projeções do mercado, ainda de acordo com Tomkiw, são de que o departamento traga números indicando estoques finais de soja bastante apertados, na casa de 3,4 milhões de toneladas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário