Soja fecha em alta com possível atraso na colheita dos EUA

Publicado em 02/10/2013 17:41

O mercado internacional da soja fechou o dia em alta nesta quarta-feira (2). Os ganhos dos principais vencimentos ficaram em pouco mais de 5 pontos na sessão regular, com o mercado tentando se recuperar depois das últimas e intensas baixas registradas. O contrato setembro/13, referência para a safra dos EUA, encerrou o dia valendo US$ 12,73 por bushel. 

O avanço das cotações foi justificado pela volta dos compradores ao mercado diante de preços mais atrativos. Na terça-feira (1), a posição de novembro atingiu o menor patamar em 19 meses, estimulando a busca por uma recuperação. 

Outro fator de alta para as cotações são as previsões de chuvas para o Meio-oeste americano, as quais poderiam comprometer o avanço da colheita na principal região produtora de grãos dos Estados Unidos. São esperadas chuvas bastante significativas para estados-chave na produção como Iowa, Minnesota, Wisconsin e nas Dakotas do Sul e do Norte. 

"Por essa razão, o movimento de compras passou a ser um pouco maior. É possível já enxergar com essa redução dos trabalhos de campo uma produtividade inferior ao que o USDA relatou em agosto", afirmou o analista de mercado Mario Mariano, da Novo Rumo Corretora. 

Aguardando por números mais concretos da nova safra dos EUA, no entanto, os investidores esperavam pelo novo relatório de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgaria no próximo dia 11 de outubro. Porém, com o impasse entre o Congresso e o governo americanos, a divulgação desse boletim ainda é incerta e isso poderia tirar a direção dos preços.

No entanto, para Mariano, os serviços essenciais do departamento agrícola norte-americano devem ser mantidos e esse boletim deverá ser divulgado, mesmo que com um pequeno atraso. "O mercado começa a trabalhar com especulações, movendo alguma dúvida e essa dúvida já traz um ponto de interrogação se o mercado terá transparência e os números que o USDA divulga semanalmente sobre o desempenho da colheita e sobre as condições de lavoura. Esse foi um motivo que trouxe uma expectativa de compras para a realização de lucros por conta da falta de informações", diz. 

Veja a entrevista na íntegra do analista Mario Mariano sobre o fechamento do mercado:

>> Mario Mariano - Mercado Internacional de Grãos

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário