Soja: Avanço da colheita nos EUA pesa e mercado fecha no vermelho

Publicado em 09/10/2013 17:55

A soja fechou a sessão desta quarta-feira (9) com ligeira baixa na Bolsa de Chicago. O mercado deu continuidade ao movimento negativo registrado no pregão anterior e fechou o dia com perdas entre 1 e 6,75 pontos. O contrato maio/14, referência para a safra brasileira, terminou os negócios valendo US$ 12,50/bushel, com recuo de 5,75 pontos. O trigo também exibiu um ligeiro recuo, enquanto o milho encerrou o dia do lado positivo da tabela. 

Para o analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest, uma junção de fatores pressionou o mercado neste pregão. De um lado, as cotações ainda sentem a pressão negativa da falta de informações vindas dos Estados Unidos sobre o desenvolvimento da colheita. Ao mesmo tempo, consultorias privadas já começam a reportar melhores índices de produtividade das lavouras norte-americanas tanto para a soja quanto para o milho. Paralelamente, há ainda informações do mercado interno norte-americanos menos aquecido que também pesam sobre os preços. 

"Esse mercado tem diminuído bem o volume de negócios em Chicago, isso está afetando a cadeia de futuros como, estamos tendo rolagem de fundos e, portanto, o volume de negócios como um todo tem sido afetado negativamente em Chicago", diz. O analista afirma ainda que, caso os números que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) deveria divulgar nesta sexta-feira (11) não sejam coletados até o dia 14, o próximo boletim deverá ser reportado somente em novembro. 

No cenário climático, os fatores também exercem uma pressão negativa sobre os preços, uma vez que, ainda segundo Araújo, os mapas climáticos indicam dias mais secos no Meio-Oeste americano, o que deverá favorecer um melhor andamento da colheita da nova safra. 

Aos poucos, os olhos do mercado se voltam também para o início da temporada 2013/14 da América do Sul. "No primeiro boletim divulgado pela Conab para esta safra tivemos, para a soja, números que nos mostram uma produção média de 88,66 milhões de toneladas, podendo chegar a 89,7 milhões, de acordo com a área de plantio aqui no Brasil. O mercado  olha com muita atenção para isso, nós devemos ter um aumento significativo dos estoques finais do Brasil", explica Araújo.

As estimativas para as exportações brasileiras de soja são de 49,5 milhões de toneladas, um volume recorde e bastante acima do registrado no ano comercial anterior. Entretanto, o analista salienta que caso a produção brasileira registre perdas mais a frente, as reservas do país podem vir a ficar negativas. "Se pegarmos uma produtividade média de 3,020 mil quilos por hectare, com uma quebra de produtividade de 5% e mantendo essa demanda total que a Conab estima, teríamos estoques negativos no Brasil, com a necessidade de haver um racionamento da demanda", explica. 

No link abaixo, confira a íntegra da entrevista de Araújo:

>> Marcos Araújo - Mercado Internacional de Grãos

Veja como ficaram as cotações dos grãos no fechamento desta quarta-feira:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário