CBOT: Sem informações, soja fecha o dia próxima da estabilidade

Publicado em 10/10/2013 18:00

Na sessão regular desta quinta-feira (10), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam o dia em campo misto. O mercado tentou se manter próximo da estabilidade, registrando um movimento pouco expressivo, com ligeiras altas para os venicmentos mais próximos. 

O mercado operou, mais uma vez, de forma técnica frente a ausência de informações oficiais sobre o andamento da safra americana por conta da paralisação do governo americano e, assim, do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). "Ninguém sabe o quanto já foi colhido, nem quanto está dando de produtividade, o mercado está muito desprovido de informações", explicou o analista de mercado João Birkhan, analista do SIM Consult. 

Um dos boletins mais importantes do ano, o mensal de oferta e demanda de outubro, que seria divulgado nesta sexta-feira (11), não será reportado e, portanto, os negócios perdem esse referencial e apresentam um menor volume no mercado internacional. Dessa forma, os investidores ainda se mantêm na defensiva, atuando com números e notícias de consultorias privadas. 

Porém, o mercado sente a pressão sazonal do avanço da colheita da nova nos Estados Unidos, mesmo que esta esteja atrasada em relação à média histórica e também em relação ao ano passado. Segundo Paulo Molinari, analista da Safras & Mercado, os produtores norte-americanos, frente a um risco climático, dão preferência à soja e os trabalhos com o milho deverão ser concentrados no final deste mês e início de setembro. 

As pequenas altas registradas neste pregão foram justificadas, segundo analistas, pelos sinais de uma possível solução para o impasse político nos Estados Unidos. Com uma menor aversão ao risco e a recente queda dos preços, os investidores voltam à ponta compradora do mercado e estimulam o movimento positivo. 

"Um acordo entre o Congresso e o governo americano deverá fazer algum ajuste para o aumento do endividamento teto e proporciona uma retomada de lucros. Os fundos venderam commodities agrícolas e compraram produtos econômicos, agora estão revertendo esse processo", explicou Mario Mariano, analista de mercado da Novo Rumo Corretora. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário