Plantio da soja avança na América do Sul e pressiona preços em Chicago

Publicado em 15/10/2013 17:18

O cenário climático mais favorável para o plantio da soja na América do Sul foi um dos fatores de pressão para os preços no mercado internacional nesta terça-feira (15). Na sessão regular na Bolsa de Chicago, os vencimentos mais negociados da oleaginosa encerraram o dia perdendo entre 1,25 e 6 pontos. Segundo a Oil World, na temporada 2013/14, a semeadura em importantes produtores sulamericanos será recorde. 

Segundo a consultoria alemã, os produtores nos cinco principais produtores da América do Sul deverão cultivar cerca de 54,2 milhões de hectares, 2 milhões de hectares a mais do que na temporada 2012/13. Assim, esses primeiros indicativos já começam a ser observados e precificados pelo mercado internacional, segundo explicou o analista Vinícius Ito, da Jefferies Corretora. 

"Nós tivemos um desenvolvimento positivo na América do Sul, um potencial melhor de chuvas na Argentina e um anel de alta pressão que estava estacionado na parte central e norte do Brasil está, aparentemente, se deslocando e permitindo a passagem de mais chuvas. (...) Isso deixou uma perspectiva de que a América do Sul poderia atingir uma área grande como indicam as estimativas, principalmente no Brasil", disse. 

Para Ito, a grande diferença entre os preços da soja, tanto em Chicago quanto no Brasil, também estimulam os produtores a se voltarem mais para o cultivo da soja, o que também atua como fator de pressão negativa para os preços. 

O avanço da colheita nos Estados Unidos é outro fator que completa o quadro de cotações pressionadas para a soja. Segundo o analista, na última semana, os trabalhos de campo evoluíram bem. Porém, para essa semana, há algumas chuvas previstas, no entanto, a expectativa do mercado é de que a colheita já alcance o índice de 60% até o próximo domingo (20). 

Paralelamente ao desenvolvimento das safras tanto nos EUA quanto na América do Sul, o mercado ainda observa com atenção a paralisação do governo norte-americano com o impasse político no país. Democratas e republicanos ainda não chegaram a um acordo a dois dias do prazo final antes que os Estados Unidos, teoricamente, entrasse em calote. 

"No caso da soja, dos mercados agrícolas, não sabemos se há exportações, como anda a colheita, a classificação das lavouras, e no mercado financeiro isso impacta em uma magnitude muito maior, pois há vários dados que não estão sendo divulgados nessas últimas três semanas. O mercado está bastante aflito, e geralmente, os investidores começam a reduzir suas posições ou ficam temerosos em iniciar novas posições até que haja uma definição", explica Ito. 

O que limita o potencial de baixa do mercado, no entanto, é a demanda ainda muito aquecida. Apesar da falta de informações oficiais, há rumores de que a China estaria realizando boas compras de soja e milho nos Estados Unidos. "Sabemos que, na semana passada, a China teria voltado de seu feriado e comprado, potencialmente, 1 milhão de toneladas. Esse rumor foi aumentando e hoje já há rumores de que a China teria comprado de 2 a 2,5 milhões de toneladas dos EUA, e estariam procurando embarques para dezembro, janeiro e até abril, o que e atípico", explicou o analista da Jefferies. 

Milho - No mercado do milho, os preços fecharam o dia do lado positivo da tabela nesta terça-feira, com o mercado observando também algum movimento da demanda, além de tentar efetivar uma recuperação técnica após sessões consecutivas de baixas. 

Veja como ficaram as cotações dos grãos no fechamento desta terça-feira:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    O Sr. Vilson Ambrozi, está coberto de razão. Este ano de 2013 somente a China comprou 1000 navios de soja (panamax de 60.000t cada). A soja de 1 navio corresponde a 20.000 hectares de lavoura de soja, portanto a soja importada pela China neste ano correspondeu a 20 milhões de hectares de lavoura de soja. No próximo ano, somente a China importará 69 milhões de toneladas, ou seja 1.150 navios, que corresponderá a 23 milhões de hectares de soja, aumento superior ao acréscimo de área a ser plantada na América do Sul. Ademais, praticamente não haverá acréscimo significativo na safra norte-americana de soja e o Brasil, apesar de ter produzido uma grande safra em 2013, esta faltando produto até para abastecer o mercado doméstico, ou ninguém reconhece que a safra brasileira não foi suficiente ? - Não seria por outra razão que o preço da soja esteja sendo negociada no mercado interno ao premio de us$ 3,50 por bushel acima dos futuros de soja da Bolsa de Chicago (equivalente a us$ 16,20 por bushel).

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Com estes preços mornos da soja está provado que não há racionamento e a demanda cresce a uma taxa próxima de 3%.Considerando que só existe avanço na América do Sul, 2 milhões de ha é menor que o avanço da taxa da demanda.Portanto a nootícia da World Oill,deveria ser altista,porém está sendo utilizada para deprimi-los.

    0