Soja: Com foco na demanda, mercado volta a subir na CBOT

Publicado em 16/10/2013 07:55

O mercado internacional de grãos segue buscando uma direção e, após encerrarem a sessão anterior em queda, os futuros da soja e do trigo voltam a subir nesta quarta-feira (16) na Bolsa de Chicago. Por volta das 7h30 (horário de Brasília), a soja subia pouco mais de 6 pontos nos contratos mais negociados, enquanto no trigo os ganhos variavam de 0,50 a 1,50 ponto. No milho, os preços dão continuidade ao movimento positivo e registram ligeiro avanço. 

Segundo analistas, o mercado sente a pressão do avanço da colheita nos EUA e do plantio da soja na América do Sul, além de uma maior área plantada sulamericana, entretanto, se volta também aos fundamentos de estoques ainda muito apertados e de uma demanda que ainda opera com um ritmo acelerado. 

"Esse aumento de área que está sendo projetado é uma verdade que estamos vendo nos campos, mas a realidade da safra é outra. Temos quatro meses de clima pela frente que ninguém sabe ao certo como será. E a demanda chinesa está acelerada, eles estão comprando muito, nesses últimos dias aproveitaram que o USDA está fechado e não está divulgando informações e compraram muita soja sem fazer alarde. Somente na última semana, os EUA venderam 1,2 milhão de toneladas e a maior parte foi para a China", explica Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting.  

Veja como fechou o mercado nesta terça-feira (15):

Plantio da soja avança na América do Sul e pressiona preços em Chicago

O cenário climático mais favorável para o plantio da soja na América do Sul foi um dos fatores de pressão para os preços no mercado internacional nesta terça-feira (15). Na sessão regular na Bolsa de Chicago, os vencimentos mais negociados da oleaginosa encerraram o dia perdendo entre 1,25 e 6 pontos. Segundo a Oil World, na temporada 2013/14, a semeadura em importantes produtores sulamericanos será recorde. 

Segundo a consultoria alemã, os produtores nos cinco principais produtores da América do Sul deverão cultivar cerca de 54,2 milhões de hectares, 2 milhões de hectares a mais do que na temporada 2012/13. Assim, esses primeiros indicativos já começam a ser observados e precificados pelo mercado internacional, segundo explicou o analista Vinícius Ito, da Jefferies Corretora. 

"Nós tivemos um desenvolvimento positivo na América do Sul, um potencial melhor de chuvas na Argentina e um anel de alta pressão que estava estacionado na parte central e norte do Brasil está, aparentemente, se deslocando e permitindo a passagem de mais chuvas. (...) Isso deixou uma perspectiva de que a América do Sul poderia atingir uma área grande como indicam as estimativas, principalmente no Brasil", disse. 

Para Ito, a grande diferença entre os preços da soja, tanto em Chicago quanto no Brasil, também estimulam os produtores a se voltarem mais para o cultivo da soja, o que também atua como fator de pressão negativa para os preços. 

O avanço da colheita nos Estados Unidos é outro fator que completa o quadro de cotações pressionadas para a soja. Segundo o analista, na última semana, os trabalhos de campo evoluíram bem. Porém, para essa semana, há algumas chuvas previstas, no entanto, a expectativa do mercado é de que a colheita já alcance o índice de 60% até o próximo domingo (20). 

Paralelamente ao desenvolvimento das safras tanto nos EUA quanto na América do Sul, o mercado ainda observa com atenção a paralisação do governo norte-americano com o impasse político no país. Democratas e republicanos ainda não chegaram a um acordo a dois dias do prazo final antes que os Estados Unidos, teoricamente, entrasse em calote. 

"No caso da soja, dos mercados agrícolas, não sabemos se há exportações, como anda a colheita, a classificação das lavouras, e no mercado financeiro isso impacta em uma magnitude muito maior, pois há vários dados que não estão sendo divulgados nessas últimas três semanas. O mercado está bastante aflito, e geralmente, os investidores começam a reduzir suas posições ou ficam temerosos em iniciar novas posições até que haja uma definição", explica Ito. 

O que limita o potencial de baixa do mercado, no entanto, é a demanda ainda muito aquecida. Apesar da falta de informações oficiais, há rumores de que a China estaria realizando boas compras de soja e milho nos Estados Unidos. "Sabemos que, na semana passada, a China teria voltado de seu feriado e comprado, potencialmente, 1 milhão de toneladas. Esse rumor foi aumentando e hoje já há rumores de que a China teria comprado de 2 a 2,5 milhões de toneladas dos EUA, e estariam procurando embarques para dezembro, janeiro e até abril, o que e atípico", explicou o analista da Jefferies. 

Milho - No mercado do milho, os preços fecharam o dia do lado positivo da tabela nesta terça-feira, com o mercado observando também algum movimento da demanda, além de tentar efetivar uma recuperação técnica após sessões consecutivas de baixas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário