Grãos: Mercado volta a subir em Chicago na manhã desta 4ª feira

Publicado em 23/10/2013 06:57

Após encerrarem a sessão de ontem em queda, os futuros da soja e do milho voltaram a operar em campo positivo nesta quarta-feira (23) na Bolsa de Chicago. No mercado da soja, por volta das 8h (horário de Brasília), as posições mais negociadas subiam entre 6,25 e 7,25 pontos, com os contratos novembro/13 e janeiro/14 acima dos US$ 13 por bushel. Já no milho, os ganhos eram de pouco mais de 4 pontos e, o trigo, que também trabalhava em alta, subia entre 3 e 6,50 pontos nos principais vencimentos. 

O mercado internacional de grãos, principalmente soja e milho, atua observando, de um lado, o avanço da colheita nos Estados Unidos, que depende de boas condições de clima para avançar e, ao mesmo tempo, a boa demanda chinesa, com foco na oleaginosa. Além dos trabalhos de colheita, os investidores especulam ainda sobre a produtividade da nova safra dos EUA e uma possível melhora em importantes estados produtores do país. 

Assim, os analistas e investidores esperam, portanto, pelo novo relatório mensal de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga no dia 8 de novembro, com números de área, produtividade, estoques, demanda e produção. Os dados deverão dar uma direção melhor definida para o mercado. 

Já no mercado do trigo, as altas são justificadas também pelos problemas climáticos pelos quais passam a Argentina e a Rússia, que são dois dos principais produtores mundiais do grão. A nação sulamericana sofre com uma intensa seca e a produção já começa a ser reduzida, o que deve fazer com que a demanda se volte, cada vez mais, para o produto dos EUA. 

Veja como fechou o mercado nesta terça-feira (22):

Possível aumento de produtividade nos EUA pressiona soja e milho

Na sessão regular desta terça-feira (22), a soja fechou os negócios com ligeiro recuo. O mercado trabalhou durante todo o pregão do lado negativo da tabela, porém, chegou a registrar perdas bem mais expressivas do que as baixas de 1 a 4 ponto no fechamento dos principais vencimentos. Assim, o contrato novembro/13, referência para a safra norte-americana, conseguiu retomar o patamar dos US$ 13 por bushel. 

O mercado, segundo analistas, sentiu a pressão da evolução da colhieta nos Estados Unidos, mostrada pelo relatório de acompanhamento de safra que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou nesta segunda (21). De acordo com o boletim, até o último domingo, 63% da área norte-americana já havia sido colhida. 

Além disso, segundo explicou o analista de mercado Vinícius Ito, da Jefferies Corretora, o sentimento do mercado é de que a produtividade poderá ser maior do que o que vinha sendo estimado anteriormente. Enquanto as últimas projeções falavam em algo em torno de 46,72 sacas por hectares (41,2 bushel/acre), há algumas expectativas entre 47,62 e 48,2 scs/ha (entre 42 e 42,5 bushels/acre). Entretanto, ainda não há números oficiais e estes só deverão ser divulgados no relatório mensal de oferta e demanda a ser divulgado no dia 8 de novembro. 

O milho, de acordo com os analistas, também foi pressionado nesta terça-feira por essa perspectiva de melhor rendimento. Apesar de o atraso na colheita ser bastante significativo - até o último domingo (20) atingiu apenas 39% -, o mercado observou também o índice de lavouras em boas ou excelentes condições reportado pelo USDA que ficou em 60%. 

"O mercado olha essa situação como uma possibilidade de ter uma produtividade maior do que o que vinha sendo estimado. Então, houve um fator altista e uma baixista, o que fez com que um anulasse o outro", explicou Vlamir Brandalizze, consultor de mercado da Brandalizze Consulting, o que faz com que o mercado se mantenha na estabilidade. 

Entretanto, os investidores ainda estão atentos à uma possível incidência de geadas e até mesmo de neve em estados produtores importantes, o que poderia causar perdas nos campos norte-americanos.

Entretanto, ainda no caso da soja, o mercado não deverá registrar movimentos muito intensos e contínuos de queda. A demanda chinesa pela soja norte-americana vem se mostrando bastante firme e aquecida, o que é o principal fator de sustentação para os preços. Ao mesmo tempo, de acordo com Ito, o mercado físico nos Estados Unidos também está aquecido, com os compradores ativos e os produtores estão segurando a soja em busca de valores melhores para efetivarem suas vendas. 

"Os prêmios nos EUA estão altos, com a safra atrasando a indústria, e os embarcadores para exportação brigam pelo grão, com mercado por lá bastante comercializado e com pouca venda de produtores. Isso nos leva a crer em melhores preços em um futuro próximo", acredita Mauricio Correa, analista do SIM Consult. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário