Soja opera com volatilidade em Chicago nesta terça-feira

Publicado em 03/12/2013 11:27 e atualizado em 03/12/2013 14:56

Os preços da soja operam com volatilidade nesta terça-feira na Bolsa de Chicago. O mercado operou com leves altas no início do dia, passaram a recuar, acentuaram as perdas, mas, em seguida, retornaram ao lado positivo da tabela. Assim, por volta das 15h50 (horário de Brasília), as posições mais negociadas subiam entre 0,50 e 1 ponto. 

A realização de lucros registrada mais cedo, segundo o consultor da Cerealpar, Steve Cachia, vem após quase 10 semanas de alta para a soja na CBOT. Além disso, o mercado está também tentando entender algumas especulações, como os rumores de cancelamentos de compras de soja e milho pela China feitas nos Estados Unidos nos últimos dias, o que também é visto como um fator negativo pelos investidores nesse momento. 

Porém, o consultor acredita ainda que esse seja apenas algo momentâneo e que "de um jeito ou de outro, o mercado deverá ver isso como uma coisa pontual e não vemos nenhuma outra razão para se preocupar com o ritmo e agressividade de compras por parte da China".

O mercado dá atenção também à evolução da safra na América do Sul. As primeiras projeções são de uma produção recorde no Brasil, na Argentina e no Paraguai, os três principais produtores do continente, e as condições climáticas para os próximos dias deverão ser favoráveis, de acordo com as últimas previsões. 

Ainda assim, Cachia afirma que o mercado tem se mantido sustentado apesar dessas informações, uma vez que mantém seu foco principal na demanda muito aquecida. "Eu acredito que a situação americana vai prevalecer e vai dar direção para Chicago nos próximos meses. Pelo ritmo das exportações norte-americanas muito agressivo, acreditamos que haverá um momento em que a safra americana será insuficiente para atender a demanda interna e externa, com os EUA entrando, fatalmente, em um processo de racionamento e isso deve provocar uma alta nos preços", diz. 

Esse possível aumento dos preços deverá começar a ser observado pelos produtores brasileiros, segundo o consultor, nos primeiros meses de 2014, e a "magnitude" desse movimento irá depender, também, dos prêmios e da taxa de câmbio. No entanto, alerta para os problemas com a logística que podem ser enfrentados, novamente, no auge do escoamento da produção nacional. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    • Quando existe grande produção de soja norte-americana, os preços serão fracos porque a Bolsa de Chicago esta nos Estados Unidos e é mais afeita ao mercado norte-americano. Quando a safra sul-americana é grande, haverá muita pressão de vendas e os preços serão fracos. Neste caso, a Bolsa de Chicago automaticamente se transfere para a América do Sul. Mesmo com safra recorde na América do Sul na próxima safra, não elimina o viés altista para preços porque não haverá soja suficiente nos Estados Unidos, para atender a demanda interna e exportação. Notar que a crise de escassez norte-americana incidirá exatamente nos meses de colheita da soja sul-americana. Portanto é falacioso dizer que os preços serão deprimidos pela grande safra sul-americana, se houver...(fonte: Sim Consult)

    0