MT: Nova safra de soja se desenvolve bem no estado

Publicado em 30/12/2013 07:40 404 exibições
Produção é exemplo da porteira pra dentro pelos sucessivos recordes. Da porteira para fora, mostra seu pulo do gato ao driblar a logística

A sucessiva quebra de recorde da produção de soja, em Mato Grosso, prova a cada safra que produzir é a vocação do Estado. Os números superlativos a cada balanço mostram que da porteira para dentro, os sojicultores são experts nesse negócio. Produzir não é e nunca será problema. Desse ponto de vista, o da quantidade e da qualidade, a soja vai muito bem, obrigada! O ano de 2013 termina com mais uma coleção de recordes à cultura em que Mato Grosso lidera a produção nacional e que participa com cerca de 9% de todo o grão ofertado no mundo.

O Estado que virou referência na sojicultora, e por sua vez no agronegócio, termina uma safra e começa a outra preocupado mais uma vez, com que está para além da porteira. Para 2014 as análises indicam novos recordes e mais problemas: para armazenar, escoar e comercializar, já que a superoferta do grão que já vem pressionando as cotações desde julho promete, se tudo correr como o planejado, corroer ainda mais a renda do campo e encarecer o frete que já é, entre os grandes produtores mundiais – Estados Unidos, Argentina e Brasil – o mais caro para o transporte e exportação do grão.

Leia a notícia na íntegra no site do Diário de Cuiabá.

Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário