No sul do Piauí, chuvas aumentam e soja é plantada
A expectativa é de um inverno normal, no mínimo melhor que dos dois últimos anos, essa é a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para parte do Nordeste, incluindo o estado do Piauí. Nesta terça-feira (14), o dia é de mais chuvas em várias cidades piauienses, incluindo as cidades do semiárido, onde a escassez de chuva preocupa.
Na região do cerrado piauiense, as chuvas que caem nos últimos dias animam os agricultores e fazendas iniciaram a plantação de soja. “Estamos esperançosos de um ano melhor para nós, os dois últimos foram ruins, e houve muitas perdas. A previsão é de restabelecer a produção e atingir uma ótima safra”, lembra o engenheiro agrícola Adelar Lopes.
Na última safra, o Piauí colheu apenas 1,6 milhão de toneladas de grãos nos Cerrados. A previsão para esta safra é de um aumento de mais de 80% na produtividade. Na última, a produtividade foi de 1,2 mil quilos por hectare. Para este ano, estima-se uma produtividade de 2,3 mil quilos por hectare.
No extremo-sul do Piauí, na região produtora de gado, a previsão é de um ano melhor com mais chuvas e menos prejuízos com perdas de animais. Pequenas barragens de contenção usadas durante boa parte do ano para o gado beber encheram. Mesmo assim, ainda não é o suficiente para um ano regular.
0 comentário
Último USDA trouxe suporte temporário à soja em Chicago, mas safra do Brasil já voltou a pressionar
Processamento de soja nos EUA em dezembro atinge recorde, diz Nopa
Soja caminha de lado em Chicago nesta 4ª feira e testa leves baixas
Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima