INTL FCStone aumenta estimativa de safra de soja brasileira para 90,25 milhões de toneladas

Publicado em 05/02/2014 08:59
Para o milho, a queda da área da "safrinha" pode ser maior que a estimada anteriormente

O clima continuou favorável ao desenvolvimento da safra brasileira de soja em janeiro, o que consolida o volume de produção recorde deste ano. A INTL FCStone estima que sejam produzidas 90,25 milhões de toneladas, pouco acima da previsão do mês anterior.

Foram feitos ajustes marginais nas produtividades de alguns estados, como o Mato Grosso, cuja produção ficará próxima a 26 milhões de toneladas, mas tem enfrentado problemas no andamento da colheita. 

No Paraná, a produção recorde também se confirma, assim como no Rio Grande do Sul.

Com isso, os estoques finais devem continuar em situação adequada, somando mais de 5,4 milhões de toneladas.

Queda da área da “safrinha” de milho pode ser maior que a estimada anteriormente

A estimativa de fevereiro da INTL FCStone para a safra de milho 2013/14 do Brasil  considera uma área plantada de 14,73 milhões de hectares, o que representa uma queda de 6,91% em relação ao ciclo 2012/13. O ajuste em relação à estimativa de janeiro ocorreu no número da segunda safra, enquanto a projeção da área da primeira safra continuou em 6,27 milhões de hectares. Para a “safrinha”, existem expectativas de uma queda de área maior que o esperado anteriormente, projetando-se uma área de 8,46 milhões de hectares.  

A produção estimada ficou em 72,24 milhões de toneladas, o que representa uma leve queda frente à estimativa de janeiro e uma diminuição de 10,82% em comparação à safra 2012/13. A produtividade do ciclo de verão foi mantida em 5,1 toneladas por hectare, num momento em que o clima seco preocupa. As primeiras lavouras colhidas estão mostrando produtividade muito boa. Contudo, a falta de chuvas nestes meses de verão ainda pode ter algum impacto negativo no rendimento médio da safra. Para a “safrinha”, a produtividade estimada continuou ao redor de 4,76 toneladas por hectare, com os produtores menos dispostos a fazer grandes investimentos na safra de inverno que começa a ser plantada. Ressalta-se que o setor de comércio de insumos já relata uma queda na comercialização de produtos para a segunda safra. 

Quanto ao balanço de oferta e demanda, considerando-se a produção estimada de 72,24 milhões de toneladas, os estoques finais para safra 2013/14 recuaram para 7,08 milhões de toneladas. O Brasil exportou mais de 26 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, o que diminui um pouco os estoques da passagem. Ademais, optou-se por elevar a estimativa de exportação da safra nova para 20 milhões de toneladas. Com isso, a relação estoque uso ficou em 9,6%. 

Tabela FCStone 1

Tabela FCStone 2

Tabela FCStone 3

Tabela FCStone 4

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário