Soja: mercado opera em alta à espera dos números do USDA

Publicado em 07/03/2014 14:08

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago seguem operando em campo positivo nesta sexta-feira (7), no entanto, já devolvem parte dos expressivos ganhos registrados mais cedo. 

As expectativas do mercado sobre o relatório de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga na próxima segunda-feira (10) traz volatilidade aos negócios. Segudno explicou Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, os investidores já tentam se preparar para os novos números e precifica parte dessas expectativas. 

O mercado projeta os estoques finais norte-americanos de soja em 3,84 milhões de toneladas contra as 4,08 milhões reportadas pelo departamento no relatório de fevereiro. O número de 3,48 milhões de toneladas é equivalente ao registrado na safra 2012/13 do país. 

Há a expectativa de uma redução também nos estoques mundiais de soja de 73 milhões para 71,5 milhões na safra 2013/14. 

O mercado acredita ainda que o USDA poderia reduzir sua aposta para a safra brasileira de 90 milhões para 88,1 milhões de toneladas e também para a da Argentina, de 54 milhões de toneladas para 53,5 milhões.

"Estamos na véspera do relatório do USDA onde cria-se um ambiente muito propício para um aperto da oferta norte-americana", diz Brandalizze. "Se espera ainda um aumento da demanda, isso vai refletir nos estoques americanos, que já estão baixos, as importações podem aumentar, os estoques mundiais deverão ser derrubados e isso vai ajudar a tentar manter novos patamares de preços, podendo buscar os US$ 15 por bushel", completa. 

Por volta das 14h (horário de Brasília), os vencimentos mais negociados em Chicago subiam de 2,50 a 7,50 pontos. O contrato maio/14, o mais negociado nesse momento e referência para a safra do Brasil, era cotado a US$ 14,44 por bushel, com alta de 6,25 pontos. Mais cedo, as altas superaram os 19 pontos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário