Soja: mercado opera em alta à espera dos números do USDA

Publicado em 07/03/2014 14:08 1379 exibições

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago seguem operando em campo positivo nesta sexta-feira (7), no entanto, já devolvem parte dos expressivos ganhos registrados mais cedo. 

As expectativas do mercado sobre o relatório de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga na próxima segunda-feira (10) traz volatilidade aos negócios. Segudno explicou Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, os investidores já tentam se preparar para os novos números e precifica parte dessas expectativas. 

O mercado projeta os estoques finais norte-americanos de soja em 3,84 milhões de toneladas contra as 4,08 milhões reportadas pelo departamento no relatório de fevereiro. O número de 3,48 milhões de toneladas é equivalente ao registrado na safra 2012/13 do país. 

Há a expectativa de uma redução também nos estoques mundiais de soja de 73 milhões para 71,5 milhões na safra 2013/14. 

O mercado acredita ainda que o USDA poderia reduzir sua aposta para a safra brasileira de 90 milhões para 88,1 milhões de toneladas e também para a da Argentina, de 54 milhões de toneladas para 53,5 milhões.

"Estamos na véspera do relatório do USDA onde cria-se um ambiente muito propício para um aperto da oferta norte-americana", diz Brandalizze. "Se espera ainda um aumento da demanda, isso vai refletir nos estoques americanos, que já estão baixos, as importações podem aumentar, os estoques mundiais deverão ser derrubados e isso vai ajudar a tentar manter novos patamares de preços, podendo buscar os US$ 15 por bushel", completa. 

Por volta das 14h (horário de Brasília), os vencimentos mais negociados em Chicago subiam de 2,50 a 7,50 pontos. O contrato maio/14, o mais negociado nesse momento e referência para a safra do Brasil, era cotado a US$ 14,44 por bushel, com alta de 6,25 pontos. Mais cedo, as altas superaram os 19 pontos. 

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário