Soja: mercado aguarda USDA e opera com volatilidade em Chicago

Publicado em 31/03/2014 12:22

O mercado internacional da soja opera com volatilidade nesta segunda-feira (31) à espera dos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que serão divulgados logo mais, às 13h (horário de Brasília). Assim, por volta de 12h10 (horário de Brasília), o primeiro vencimento, maio/14, referência para a safra brasileira, valia US$ 14,37, subindo 0,75 ponto. Os demais contratos caíam entre 0,50 e 3,50 pontos. 

O boletim traz os números dos os estoques trimestrais do país em 1º de março e com as primeiras projeções oficiais para a área de plantio da safra 2014/15 e as expectativas dos investidores são grandes para os novos números. 

O mercado da soja se mantém sustentado nos fundamentos positivos, com os estoques apertados dos Estados Unidos e a demanda pelo produto norte-americano ainda muito forte, tanto para exportação quanto interna. No entanto, espera com ansiedade pelas informações que chegam hoje, uma vez que podem ser reportados os menores estoques trimestrais em 10 anos no país. 

Para os estoques, as expectativas do mercado são de algo entre 26,9 milhões a 27 milhões de toneladas, o menor volume em uma década. Em 2013, nessa mesma época, os estoques foram de 27,2 milhões e, nos últimos anos, algo entre 30 e 32 milhões de toneladas. 

"O quadro já caminha para o USDA mostrar os estoques baixos em função das exportações e dos embarques muito fortes das últimas semanas", acredita Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting. "Os fundamentos são positivos, o acumulado das exportações já está muito à frente da projeção do USDA, então, o mercado foi trabalhando em cima de especulações que aparecem no dia a dia, até receber o relatório que vem na segunda-feira" diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário