Soja: Pesquisa revela fatores de tomada da decisão pelos produtores no Brasil
A consultoria de SAFRAS & Mercado, através de seu Instituto de Pesquisas Agroeconômicas promoveu o estudo mais completo e fiel já realizado até hoje com os produtores de soja do Brasil. A iniciativa concretizou-se durante a Expedição Soja Brasil, realizada pelo Canal Rural e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), a qual contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT) e a consultoria de SAFRAS & Mercado. A pesquisa realizada pela consultoria servirá para o planejamento de toda a cadeia produtiva, tais como: planos de expedição geográfica, planos de expansão de produção, planos de investimentos em marketing, entre outros.
De acordo com o Ranking listado pelo Instituto de Pesquisas Agro Econômicas SAFRAS & Mercado, os fatores que os produtores levam em consideração na hora de decidir pela compra de um produto (insumos, defensivos, máquinas agrícolas, entre outros), em primeiro lugar está a Qualidade e Confiabilidade que a marca trás em sua história, com 23,2%. Em segundo lugar, com uma porcentagem de 12,2%, o maior fator na decisão é o Atendimento, seguido por Preço, com 11,2%, e Baixo Custo Operacional, com 8,7%.
Um dos questionamentos feitos aos produtores, também abordou o Ranking de Critérios que levam o produtor a investir na lavoura, que é liderado com 26,9% por Bons Preços na atual Safra. Por pequena diferença segue a Perspectiva de Bons preços, constando 21,8% no ranking. A inovação, os cenários futuros do mercado e subsídios do governo ficam em segundo plano na decisão quando o preço está em alta.
“A pesquisa permitiu compreender as necessidades dos sojicultores em cada região e ao mesmo tempo conhecer a sua intenção de compra em relação a determinados bens e serviços. Esta informação é de extrema relevância para toda a cadeia produtiva, para que a oferta e a necessidade dos produtores e empresas se encontrem”, explica Fernando Burgos, diretor geral de SAFRAS & Mercado.
2 comentários
Soja sobe mais de 2% em Chicago nesta 2ª feira e preços nos portos do BR se aproximam de R$ 150/sc
Soja sobe mais de 1,5% e maio busca os US$ 10,60 em Chicago; clima adverso na AMS em foco
USDA informa nova venda de soja 24/25 para a China nesta 2ª feira
Produtor rural tem até 17 de janeiro para efetuar o cadastro de lavoura de soja em Goiás
Sequência de dias nublados dificulta enchimento de grãos e Sinop/MT
Dois veranicos em Assis Chateaubriand/PR tiraram produtividade da soja
HAROLDO FAGANELLO Dourados - MS
Acho que à 100 anos atrás daria o mesmo resultado....kkkkk.
CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR
dá vontade de rir de tamanha besteira. Cadê a "cunversa de pé di oreia". Esse tipo de pesquisa é coisa de marqueteiro burro.