Soja: recuo na CBOT é compensado por alta dos prêmios no Brasil

Publicado em 17/06/2014 13:12

O mercado internacional da soja está despencando em Chicago nesta terça-feira (17). Os primeiros contratos perdiam, por volta de 12h30 (horário de Brasília), mais de 20 pontos e o vencimento julho/14 já apresentava dificuldades em se manter acima dos US$ 14 por bushel, após perder o patamar dos US$ 14,20. 

Por outro lado, as perdas na CBOT estão tentando ser compensadas pelos compradores e os prêmios para o vencimento agosto, por exemplo, estão positivos em 60 centavos de dólar sobre o preço praticado em Chicago. Dessa forma, como explicou o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, a demanda tenta estimular o interesse dos vendedores em fechar negócio. 

Entretanto, o ritmo de comercialização nessa semana está bastante lento e deve se manter assim, uma vez que hoje, em função do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, é feriado bancário depois do meio-dia e amanhã é véspera de feriado prolongado de Corpus Christi no país. 

"O mercado está parado e as equipes dos portos não acreditam que sairão novos negócios nos próximos dias", explica Brandalizze. Assim, as cotações no Brasil seguem estáveis e sem registrar um recuo expressivo frente à essa forte baixa na CBOT. Além disso, a disponibilidade de oferta no país também é apertada e os produtores que ainda têm produto da safra 2013/14 têm evitado consolidar novas vendas. 

Perdas em Chicago

Na Bolsa de Chicago, as perdas no curto prazo são estimuladas, principalmente, por uma liquidação de posições por parte dos fundos de investimentos. Com um cenário climático nos Estados Unidos que se aproxima da perfeição, segundo analistas, sem novidades e depois de quebrar importantes patamares de suporte, as cotações vieram ampliando as perdas na sessão regular. 

"Já que o relatório do USDA não veio altista, o mercado decidiu por liquidar as posições e esse movimento vem sendo confirmado", explicou Marcos Araújo, analista de mercado da Agrinvest. Em seu último boletim de acomapanhamento de safras, o departamento norte-americano apontou que o plantio da soja já está concluído em 92% da área e 73% das lavouras estão em boas ou excelentes condições, o que acaba sendo mais um fator negativo para as cotações. 

A previsão do tempo para os próximos dias também são favoráveis. São esperadas temperaturas mais amenas e chuvas dentro da normalidade, o que deve estimular ainda mais a boa evolução das lavouras norte-americanas. A última estimativa do USDA é de que os EUA colham mais de 98 milhões de toneladas de soja na safra 2014/15. 

Tornado no Meio-Oeste

Na madrugada desta terça-feira, foi registrado granizo nos estados de Iowa, Minnesota, Nebraska e Dakota do Sul, importantes estados produtores de grãos localizados no Corn Belt. Além disso, um tornado passou pelo Nebraska, deixou uma pessoa morta e 16 feridas na cidade de Pilger, que está totalmente destruída, segundo informações de agências internacionais. 

Os estragos causados à produção agropecuária das localidades atingidas também estão sendo avaliadas. Porém, ainda segundo Marcos Araújo, esse não evento climático não deve afetar muito expressivamente a produção agrícola no Corn Belt, principal região de cultivo de grãos, e tão pouco causar um grande impacto nos mercados. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário