Soja fecha em campo misto com disputa entre oferta e demanda

Publicado em 07/08/2014 17:18 e atualizado em 07/08/2014 18:39

O mercado internacional da soja fechou a sessão desta quinta-feira (7) em campo misto na Bolsa de Chicago. Os vencimentos mais próximos foram estimulados pos informações da demanda - principalmente da safra velha -, enquanto as posições mais distantes foram pressionadas pelas boas expectativas da produção norte-americana.

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou, nesta quinta, seu novo boletim semanal de vendas para exportações com números para a semana que terminou no dia 31 de julho.

As vendas semanais de soja totalizaram 1.103,9 milhão de toneladas entre as safras 2013/14 e 2014/15. O número ficou abaixo do esperado pelo mercado, que apostava em 1,25 milhão de toneladas Foram 94,9 mil toneladas da safra velha e mais 1.009,0 milhão da safra nova. Na semana anterior, os números foram, respectivamente, de 187,4 mil e 1.268,7 milhão de toneladas.

No acumulado do ano 2013/14, os Estados Unidos já venderam 46.118,9 milhões de toneladas frente à última estimativa do USDA para o ano comercial de 44,09 milhões de toneladas.

Por outro lado, as condições de clima no Meio-Oeste americano seguem positivas e favoráveis para o bom desenvovimento das lavouras. Previsões divulgadas nesta quinta mostraram que, até o final de agosto, as temperaturas devem ficar ligeiramente mais baixas do que o normal para o período.

Dólar e Mercado Financeiro

Além dos fatores fundamentais, o cenário macroeconômico continua influenciando no mercado de commodities agrícolas. Os dados vindos de importantes economias e os conflitos geopolíticos se intensificando deram um tom de maior aversão ao risco no financeiro, provocando uma expressiva alta do dólar. 

Nesta quinta-feira, a moeda norte-americana fechou o dia com alta de quase 1% e chegou a R$ 2,30, pela primeira vez em quatro meses. O dólar fechou valendo, frente ao real, R$ 2,29. A maior influência para a alta foi, segundo analistas, as tensões crescentes entre Rússia e Ucrânia. De acordo com informações da agência de notícias Reuters, " o cenário de incertezas globais e domésticas deve manter a moeda norte-americana acima do antigo teto informal de 2,25 reais nos próximos meses".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário