Soja amplia perdas em Chicago aguardando novos números do USDA

Publicado em 08/09/2014 11:52

Depois de iniciar a semana operando próximo da estabilidade na Bolsa de Chicago, o mercado internacional da soja voltou a recuar na sessão desta segunda-feira (8). Por volta das 9h50 (horário de Brasília), os principais contratos recuavam de 6,75 a 9,25 pontos, com o novembro, referência para a safra norte-americana, cotado a US$ 10,14 por bushel. 

A semana deverá ser pautada pelas especulações sobre o novo boletim de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga no dia próximo dia 11. As expectativas do mercado indicam um aumento dos estoques de soja tanto os norte-americanos quanto os globais, além da safra dos EUA que podem superar largamente a última estimativa do órgão, de 103,42 milhões de toneladas. 

Nem mesmo notícias sobre a demanda estão sendo suficientes, nesta sessão, para limitar as baixas registradas pela soja. Hoje, o USDA anunciou a venda de 120 mil toneladas de soja da safra nova para a China. A pressão das boas condições das lavouras, do clima no Meio-Oeste dos EUA e da proximidada da colheita no país se acentua e segue como principal fator negativo para o andamento dos preços. 

No final da tarde desta segunda-feira, são atualizados os números das condições das lavouras de soja e milho dos Estados Unidos e essas são informações que também podem pesar sobre o mercado. O novo boletim de acompanhamento de safras será divulgado por volta das 17h (horário de Brasília), após o fechamento do pregão regular. 

De acordo com informações do jornalista e analista Bryce Knorr, do site norte-americano Farm Futures, os investidores têm vendido parte de suas posições, extendendo sua aposta em um mercado mais pressionado, principalmente no curto e médio prazo. 

Novo boletim do USDA

Na próxima quinta-feira, 11 de setembro, o USDA traz seu novo boletim mensal de oferta e demanda e, diante das boas condições das lavouras, as expectativas do mercado são de que a safra norte-americana fique em algo entre 106 e 109 milhões de toneladas, segundo explicou o analista de mercado Mário Mariano, da Novo Rumo Corretora. 

Para os estoques globais, Mariano espera um aumento no número de 47 milhões para 50 milhões de toneladas. 

Diante disso, o analista acredita que os preços da soja no vencimento novembro/14, referência para essa nova safra dos Estados Unidos, estão próximos do rompimento dos US$ 10,00 por bushel. "Uma produção próxima de algo entre 106 e 109 milhões de toneladas e uma demanda ainda retraída até que essa safra entre no mercado devidamente, o mercado não encontra um outro ponto de apoio para manter uma estabilidade ou limitar as quedas", explica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário