Soja: Oil World estima safra mundial 2014/15 em 310,8 mi de t e mercado ainda mais pressionado na CBOT
A produção das 10 principais oleaginosas deve registrar um aumento de 4,3% na temporada 2014/15 e alcançar um recorde de 519,7 milhões de toneladas, contra 498,2 milhões da safra 2013/14, segundo uma projeção da Oil World.
Um dos principais fatores desse incremento são projeções maiores para as colheitas de soja do Brasil e dos Estados Unidos. Assim, a produção mundial foi estimada pela Oil World em 310,8 milhões de toneladas, contra as 30,67 milhões estimadas no mês passado. No ciclo 2013/14, os sojicultores colheram em âmbito global 285,2 milhões de toneladas.
Para os Estados Unidos, o volume estimado pela consultoria alemã é de 106,5 milhões de toneladas, contra as 92,1 milhões do ano -safra anterior. Sobre os estoques finais norte-americanos, o número esperado é algo próximo dos 12 milhões de toneladas, número muito maior do que as 3,4 milhões da temporada 13/14.
"Uma safra fenomenal está sendo colhida nos Estados Unidos este ano. As condições favoráveis de clima significam que as últimas barreiras que separam a safra dos Estados Unidos do mercado estão sendo removidas. A grande oferta ainda está dando o tom dos preços", disse a consultoria em nota.
Nos últimos 12 meses, os preços da soja recuaram 29% na Bolsa de Chicago, o pior desempenho das cotações no índice de commodities da agência internacional Bloomberg. "Três anos consecutivos de aumento na produção de soja estão fazendo com que o mercado passe da fase de escassez para um excesso. E, com este cenário, os preços podem cair, pelo menos temporariamente, abaixo dos custos de produção, o que implica em valores ainda mais baixos em relação aos atuais, dependendo da produção de cada região", informou o comunicado da Oil World.
0 comentário
Agrural: Colheita de soja começa com chuva em MT; no Sul e em MS, estiagem preocupa
Importações de soja pela China atingem recorde em 2024 antes da posse de Trump
Soja/Cepea: Colheita inicia no BR, e preços caem
Soja inicia semana com boas altas em Chicago e renova máximas em meses nesta 2ª feira
Soja 2024/25: Colheita brasileira chega a 0,23% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja dispara em Chicago com USDA altista nesta 6ª, mas mercado é ainda mais complexo, explica consultor