Soja: Oil World estima safra mundial 2014/15 em 310,8 mi de t e mercado ainda mais pressionado na CBOT

Publicado em 24/09/2014 12:40

A produção das 10 principais oleaginosas deve registrar um aumento de 4,3% na temporada 2014/15 e alcançar um recorde de 519,7 milhões de toneladas, contra 498,2 milhões da safra 2013/14, segundo uma projeção da Oil World. 

Um dos principais  fatores desse incremento são projeções maiores para as colheitas de soja do Brasil e dos Estados Unidos. Assim, a produção mundial foi estimada pela Oil World em 310,8 milhões de toneladas, contra as 30,67 milhões estimadas no mês passado. No ciclo 2013/14, os sojicultores colheram em âmbito global 285,2 milhões de toneladas. 

Para os Estados Unidos, o volume estimado pela consultoria alemã é de 106,5 milhões de toneladas, contra as 92,1 milhões do ano -safra anterior. Sobre os estoques finais norte-americanos, o número esperado é algo próximo dos 12 milhões de toneladas, número muito maior do que as 3,4 milhões da temporada 13/14. 

"Uma safra fenomenal está sendo colhida nos Estados Unidos este ano. As condições favoráveis de clima significam que as últimas barreiras que separam a safra dos Estados Unidos do mercado estão sendo removidas. A grande oferta ainda está dando o tom dos preços", disse a consultoria em nota. 

Nos últimos 12 meses, os preços da soja recuaram 29% na Bolsa de Chicago, o pior desempenho das cotações no índice de commodities da agência internacional Bloomberg. "Três anos consecutivos de aumento na produção de soja estão fazendo com que o mercado passe da fase de escassez para um excesso. E, com este cenário, os preços podem cair, pelo menos temporariamente, abaixo dos custos de produção, o que implica em valores ainda mais baixos em relação aos atuais, dependendo da produção de cada região", informou o comunicado da Oil World. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário