Aprosoja-MT cobra fiscalização do Mapa em sementes e medidas para 2015
A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que realize uma fiscalização emergencial para averiguar a qualidade das sementes de soja que foram comercializadas aos produtores do Estado, tendo em vista o grande número de reclamações feitas por eles à entidade, já verificado desde a safra 2013/14. O ofício foi protocolado nesta quinta-feira (13).
O documento expressa a crescente preocupação da entidade com a acentuada queda na qualidade das sementes. Resultados internos da safra anterior demonstram que 26,36% das amostras coletadas durante o Circuito Tecnológico do ano passado, e analisadas quanto ao aspecto de germinação, estão abaixo do índice tolerado, percentual que representa mais de um quarto das sementes comercializadas em Mato Grosso.
Na safra atual, é constante a reclamação dos produtores neste momento de plantio. “Solicitamos uma ação prática do Ministério da Agricultura, pois estamos recebendo reclamações dos produtores em relação às sementes. Algo precisa ser feito, pois os produtores, que são consumidores, estão tendo prejuízos”, disse o presidente da entidade, Ricardo Tomczyk.
“Assim, frente a esse cenário alarmista, requeremos de Vossa Excelência que tome providências imediatas no sentido de assegurar e garantir a qualidade dos produtos colocados no mercado por meio da realização de uma Fiscalização Emergencial das Sementes, com rigor e efetividade no estado de Mato Grosso”, trouxe o texto do documento.
Para finalizar, a entidade, já preocupada com a safra de soja de 2015/16, solicitou que o órgão realize uma fiscalização especial extraordinária, em agosto de 2015, na produção de sementes em geral, tanto em Mato Grosso como em outros estados que abastecem as lavoras locais.
0 comentário
Soja devolve baixas e fecha positiva em Chicago com apoio do dólar e desviando foco das eleições nos EUA
StoneX confirma expectativa de soja paraguaia atingir 9,25 mi ton
Com receio de nova guerra comercial, preços da soja seguem operando com quedas na tarde desta 4ª feira em Chicago
Plantio da soja no Paraguai termina, com preços 15% mais baixos que 2023 para a safra nova
Trump vence eleições nos EUA e agita mercados em todo mundo; dólar sobe e soja cai em Chicago
Menos oferta e mais demanda nos EUA ajudam soja a se manter na casa dos US$ 10,00 em Chicago