Soja: Mercado inicia 2015 em queda e amplia perdas em Chicago nesta 6ª feira

Publicado em 02/01/2015 12:06

Na primeira sessão de 2015, os preços da soja iniciaram o ano operando em campo negativo. No pregão desta sexta-feira, 2 de janeiro, a Bolsa de Chicago retomou seus negócios às 12h30 (horário de Brasília), com perdas de pouco mais de 8 pontos. Porém, os principais vencimentos foram ampliando suas perdas e, por volta das 14h30, as cotações já apresentavam baixas de dois dígitos, de mais de 12 pontos. Assim, a posição janeiro era cotado a US$ 10,11 por bushel.

Como explica Liones Severo, consultor de mercado do SIM Consult, essa realização de lucros e leves baixas registradas pelas cotações não naturais no início do ano, com os investidores buscando se posicionar. O mercado, portanto, dá continuidade ao movimento negativo da última quarta-feira (24), mas de forma bem menos intensa.

"Mas isso, é somente na largada. O mês de janeiro é, tradicionalmente, um mês de preços fracos. Nesses dias, os fundos vendidos aproveitam para tentar derrubar os preços", diz. Além disso, o consultor explica ainda que as notícias do cenário macroeconômico mundial não são muito favoráveis e também pesam sobre as cotações. 

Por outro lado, o mercado internacional da soja conta ainda com um suporte vindo da demanda, com as vendas semanais para exportação positivas, principalmente para as operações com óleo e farelo, as quais ficaram acima das expectativas. 

Na semana que terminou em 25 de dezembro, os Estados Unidos venderam 611 mil toneladas de soja em grão, contra expectativas de  550 mil a 750 mil toneladas, 158 mil de farelo - expectativas de 50 a 150 mil - e 25 mil toneladas de óleo, enquanto os traders apostavam em algo entre 0 e 20 mil toneladas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário