China importa volume recorde de soja em dezembro e fecha 2014 com 71,4 mi de t

Publicado em 14/01/2015 15:28

A China, maior compradora mundial de soja, importou um volume recorde de 8,53 milhões de toneladas da oleaginosa em dezembro. Em relação ao mês anterior, o aumento foi de 41,5% e foi registrado ainda um crescimento de 16,8% se comparado ao volume recorde de dezembro do ano passado, de acordo com informações da Secretaria Geral de Alfândega do governo chinês. O número ficou bem acima do projetado pelo Ministério do Comércio do país para o período, que era de 7,3 milhões de toneladas.  As compras de óleos vegetais somaram 590 mil toneladas, 47,5% a menos do que em novembro. 

Em 2014, as exportações chinesas ficaram em 71,4 milhões de toneladas, 12,7% a mais do que o registrado no ano anterior e, para 2015, a projeção do USDA é de que as compras somem até 74 milhões de toneladas, o que já mostra um aumento de 5% em relação ao ano passado. "Mas, na atualidade, os embarques norte-americanos para a China estão 22% mais altos do que os do ano passado e isso, com certeza, não foi levado em consideração", afirma Liones Severo, consultor de mercado do SIM Consult, que acredita que as importações podem chegar a 80 milhões. 

As indústrias processadoras normalmente aumentam seu esmagamento no final do ano, o que motiva um aumento das importações. No entanto, esse incremento das compras foi estimulado também pelos preços mais baratos da commodity nos Estados Unidos, que registraram os menores níveis em quatro anos e meio em outubro do ano passado. 

Além disso, a capacidade de processamento de soja do país foi ampliada e isso - de algo entre 53 a 57% para 70 a 90%, certamente, irá demandar mais soja importada. Como se não bastasse, a China é ainda o único país, segundo explica o consultor, com capacidade de portos para receber esse produto exportado pelos principais produtores. 

"A demanda chinesa se mostra muito forte por conta dos preços globais mais pressionados, os quais resultam em melhores e positivas margens de esmagamento. No entanto, o ritmo das compras pode ser um pouco menor com a chegada do feriado do Ano Novo Lunar (de 19 a 25 de fevereiro) no país", disse o gerente geral de pesquisa da corretora Okato Shoji, no Japão, Kaname Gokon. 

Para janeiro, a expectativa do Ministério do Comércio é de que sejam adquiridas 5,4 milhões de toneladas da oleaginosa.  

Com informações da agência internacional Reuters

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário