Soja: Mercado opera com altas de dois dígitos e força da demanda em Chicago nesta 5ª

Publicado em 19/02/2015 14:35

Os preços da soja voltaram a subir fortemente nesta quinta-feira (19) na Bolsa de Chicago e, por volta das 15h15 (horário de Brasília), os principais vencimentos subiam mais de 18 pontos, com todos os contratos acima dos US$ 10,00 por bushel. 

Segundo analistas, parte desses ganhos tem sido reflexo dos dados reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em suas projeções do Annual Outlook Forum mostrando uma menor área de plantio da soja da safra 2015/16 em relação aos números do ano 2013/14. 

A estimativa é de que sejam plantados 33,79 milhões de hectares - número bem menor do que vinha sendo especulado pelos traders, enquanto na safra anterior foram cultivados 33,87 milhões. 

Além disso, a semana tem sido positiva para o mercado diante de boas informações vindas da demanda, como os números do embarques semanais norte-americanos - já passando das 40,2 milhões de toneladas no acumulado do ano comercial - e das exportações do país, as quais serão atualizadas amanhã pelo USDA. 

Paralelamente, há ainda a influência da comercialização - tanto no Brasil quanto nos EUA - sobre as cotações. Nas últimas semanas, com o avanço do dólar frente ao real, os produtores brasileiros venderam bem, deram mais dinâmica ao mercado, porém, o ritmo voltou a ficar mais lento, dado a aposta dos sojicultores em melhores momentos mais adiante. 

Como explicou o consultor de mercado Liones Severo, do SIM Consult, há um bom fluxo de vendas, porém, a demanda é muito grande e há filas de navios para embarcar a soja brasileira. "O fluxo ainda é insuficiente", diz. Severo explica ainda que os compradores se focam ainda no farelo de soja, produto que também opera com bons ganhos em Chicago nesta quinta-feira. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário