Soja: Brasil exporta quase 30% a mais em julho em relação a mesmo mês de 2014

Publicado em 03/08/2015 17:38

As exportações de soja, farelo e óleo apresentaram uma leve queda no mês de julho se comparado ao mês anterior. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), divulgados nesta segunda-feira (03), os embarques de soja em grão alcançaram 8,4 milhões de toneladas, contra 9,8 milhões de toneladas em junho.

Com queda de 21,4% a média diária do período foi de 366,97 mil toneladas, e uma receita de US$ 140 milhões/dia, 21,8% inferior ao mês passado. No entanto, na relação com o mesmo período de 2014 as exportações apresentaram um aumento de 28,37% no volume acumulado do período que foi de 6,04 milhões de toneladas.

O maior recuo aconteceu no óleo de soja bruto, onde o volume do acumulado do período foi de 93,1 mil toneladas, contra 132,7 mil toneladas do mês passado. Na média diária foram embarcados 4 mil toneladas, uma queda de 36% em relação a junho.

O farelo de soja, também apresentou um menor desempenho em julho, quando o acumulado do período chegou a 1,7 milhões de toneladas, ou seja, 5,07% a mesmo que no mês anterior. Em receita a queda foi menor, 2,94% passando de US$ 620,2 milhões para 638,9 milhões de dólares em julho.

Segundo analistas, essa leve queda nas exportações do complexo soja é reflexo de uma desaceleração natural do período depois do forte volume embarcado nos últimos meses - com volumes recordes em maio e junho -, quando os produtores brasileiros aproveitaram os picos de preços e garantiram as vendas de bons volumes. Além disso, neste período ganham mais ritmo as exportações de milho, principalmente da safrinha, que acabam competindo na estrutura logística para os embarques.

Contudo, é importante ressaltar que, mesmo com a queda dos embarques em julho, esses valores ainda são superiores aos volumes e receitas registrados no mesmo período de 2014. Na soja em grão, o volume é 39% maior do que o registrado no mesmo período de 2014 e, no caso do farelo, essa diferença é de 36%. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário