Soja: Mercado tem pregão calmo nesta 3ª feira na CBOT e trabalha com estabilidade do lado positivo

Publicado em 15/09/2015 08:05

Na sessão desta terça-feira (15), os futuros da soja seguem operando com estabilidade e pouca oscilação na Bolsa de Chicago. As posições mais negociadas, por volta das 10h40 (horário de Brasília), subiam pouco mais de 1 ponto, com o vencimento novembro/15 cotado a US$ 8,85 por bushel, e o maio/16, referência para a safra brasileira, valendo US$ 8,91. 

Segundo explicam analistas, o mercado vem buscando consolidar uma recuperação após as recentes baixas. E contribuindo para esse quadro, o boletim semanal de acompanhamento de safra trazido no final da tarde desta segunda-feira (14) pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicou uma redução nas lavouras de soja em boas ou excelentes condições de 63% para 61% em uma semana. 

Ainda assim, a última projeção do departamento norte-americano é de uma grande safra que poderia chegar a 107 milhões de toneladas. Entretanto, ainda de acordo com analistas, o ajustado quadro de oferta e demanda da temporada 2014/15 vem ganhando um pouco mais de peso nas últimas sessões, dando suporte às cotações. Os estoques finais reportados pelo USDA na última sexta (11) foram novamente reduzidos - para 5,7 milhões de toneladas - e a informação foi bem recebida pelos traders. 

"Os futuros da soja estão lutando para manter essas leves altas depois que o contrato novembro registrou um rally e levou as cotações às suas máximas em três semanas", explica Bryce Knorr, analista de mercado e editor do site internacional Farm Futures. 

Ainda nesta terça, o mercado espera pela atualização dos números da NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas) sobre o esmagamento de soja nos EUA e as expectativas do mercado são de um volume de 3,67 milhões de toneladas para o mês de agosto. 

Por outro lado, a influência do mercado financeiro ainda exige atenção. Nesta terça, as bolsas chinesas voltaram a cair de olho na saúde da economia do país. Somente nesta semana, o mercado acionário da China já acumula uma baixa de 6%. Além disso, há ainda a reunião do Federal Reserve (o banco central americano) acontecendo nesta semana e as expectativas dos investidores sobre um possível aumento na taxa de juros nos EUA, o que também poderia ser um fator de pressão sobre as cotações. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário