Vazio sanitário termina nesta terça-feira (15) e Aprosoja orienta sobre plantio

Publicado em 15/09/2015 16:30
Associação realizou rodadas técnicas para avaliar situação das lavouras durante o período

O vazio sanitário da soja em Mato Grosso termina nesta terça-feira (15). Neste ano, o período de proibição da presença de plantas vivas de soja e do plantio da cultura no estado teve início no dia 6 de junho. A proibição é uma medida fitossanitária, principalmente para prevenção e controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), doença que atinge a lavoura e é disseminada a partir de plantas vivas, servindo de ponte verde entre uma safra e outra.

Para orientar os agricultores, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) divulgou no dia 1º de setembro informe técnico com alertas necessários neste início do plantio. A entidade lembra que o Estado ocupa o primeiro lugar nacional em produção de soja (31%) e milho (42%). Para sucesso na produção, no entanto, é necessário seguir as orientações. Para acessar o informe, clique AQUI.

Além do informe, outra medida fundamental durante 2015 foram as rodadas técnicas, realizadas com o objetivo de verificar incidência de pragas e doenças durante o vazio sanitário. Foram visitadas pelo PhD em Fitopatologia, José Tadashi, e pelo analista técnico da Aprosoja, Eduardo Vaz, lavouras em municípios das regiões Norte, Oeste e Sul de Mato Grosso, nos meses de junho, julho e setembro.

Em todas as ocasiões, a equipe encontrou soja guaxa com ferrugem asiática. Pelas chuvas iniciadas em setembro, a última rodada verificou também sojas em diferentes estágios fenológicos, de recém germinadas a pleno enchimento de grãos.

Para Tadashi, a germinação da soja justifica o alerta de ferrugem asiática. “Na Bolívia, eles começam a plantar nos meses de julho e agosto. Ou seja, a ferrugem chega lá antes, o que faz com que ela também tenha a tendência de chegar aqui bem antes. Aliado aos ventos da Região Sul do Brasil, isso pode comprometer o produtor mato-grossense. O recado é que todos tenham atenção redobrada neste início de plantio”, explica.

Leia também:

>> Soja: Safra 2015/16 começa com retorno financeiro em reais positivo em todas as regiões

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário