Argentina: produtores da zona núcleo pedem por uma nova baixa nas "retenciones" de soja

Publicado em 21/10/2016 15:05

Os produtores rurais da Confederação de Associações Rurais de Buenos Aires e La Pampa (Carbap), entraram com um pedido para o presidente da Argentina, Maurício Macri, para que haja uma nova baixa nas taxas, as chamadas "retenciones" de exportações de soja, logo depois de o Governo anunciar uma baixa gradual de 0,5% mensais a partir do próximo ano.

"O estado argentino fracassou como distribuidor de riqueza", disse o presidente da Carbap, Matías de Velazco. Ele diz que o executivo "deveria ter baixado as taxas de exportações da soja não apenas por ser uma promessa de campanha, mas também porque é um imposto retrógrado".

"Deve ficar bem claro que a Argentina necessita de produção, tanto agropecuária como as outra, e está comprovado que o Estado argentino fracassou como distribuidor da riqueza e como impulsor do desenvolvimento do país. Por essa razão, é uma missão deste Governo fazer as coisas bem para que se comece a desenterrar o populismo", concluiu Velazco.

As províncias das zonas norte, nordeste e noroeste da Argentina, incluidas no Plano Belgrano de Maurício Macri, terão 5% dos 30% de taxas sobre a exportação de soja reembolsados pelo governo, uma vez que estas áreas têm maior custo com frete por estarem localizadas longe do porto.

As províncias da zona núcleo, como Buenos Aires e La Pampa, que não têm o mesmo custo com o frete, terão a diminuição gradual a partir do próximo ano, sobre os mesmos 30%.

Com informações do Infocampo.com.ar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário