Na Folha: Com produção recorde, preço da soja sobe e desafia a lógica

Publicado em 29/11/2016 06:28 e atualizado em 29/11/2016 07:06
627 exibições

Os preços da soja têm desafiado a lógica neste ano.

As projeções mundiais de safra continuam apontando para números recordes.

O volume produzido nos Estados Unidos já saiu da lavoura e foi para os armazéns, concretizando essas expectativas de produção.

Os volumes do Brasil e da Argentina, embora ainda possam sofrer impactos de problemas climáticos, também apontam para patamares recordes nesta safra.

Mesmo assim, os preços da oleaginosa se mantêm em alta e são os maiores desde julho. Do lado da oferta e demanda, não há explicações para essa valorização.

"A verdade é que a soja parece que entrou em lua de mel com Donald Trump [presidente eleito dos Estados Unidos]", diz Fernando Muraro, da AgRural de Curitiba.

As explicações, dadas até então, de que essa alta se deve à demanda aquecida podem não ser as melhores, segundo Daniele Siqueira, também da AgRural.

Os Estados Unidos já venderam 40,4 milhões de toneladas de soja até 16 deste mês, e a China comprou o volume recorde de 24,7 milhões deles. Esse volume superou o recorde anterior da safra 2014/15, que era de 24,3 milhões de toneladas, considerando o mesmo período.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

0 comentário