Soja: Mercado segue em alta na CBOT nesta 4ª feira após discurso de Donald Trump
Na sessão desta quarta-feira, 1º de março, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago dão continuidade ao seu movimento positivo trabalhando com alguns ganhos entre as posições mais negociadas. Por volta de 7h30 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 6,75 e 7,50 pontos, levando o maio/17, que serve como referência para os negócios com a oleaginosa brasileira, a US$ 10,43 por bushel.
O mercado internacional vinha esperando por um discurso do presidente americano Donald Trump e agora, segundo explicam analistas internacionais, os traders lêem em suas entrelinhas e encontram espaço para o avanço das cotações. Um dos principais pontos observados foi na questão dos biocombustíveis. Trump poderia ter dado uma pista de que em sua nova política teria assinado uma ordem de aumento no uso de biocombustíveis, um dia depois de um pregão intenso e de fortes altas para a soja e os grãos na CBOT.
"Já sabemos algo com certeza? Não! Os mercados estão trabalhando em cima de manchetes e rumores hoje? Sim!", diz o executivo da CHS Hedging, Joe Lardy, ao portal Agrimoney. As informações, entretanto, não foram claras e, por isso, o movimento de avanço dos preços, ainda segundo analistas internacionais, pode ter alguma fragilidade.
Leia mais do discurso de Trump:
>> Trump faz discurso positivo para a política e aponta disputa comercial com a China
No paralelo, o mercado internacional da soja ainda se mantém atento também a seus fundamentos, principalmente a disputa por área nos Estados Unidos. As principais expectativas são de um aumento da área de soja no país, em detrimento do milho e do trigo, porém, com uma produtividade menor do que a da safra 2016/17 e, consequentemente, com uma colheita que também deverá ficar aquém da temporada anterior.
Na América do Sul, a safra caminha para se concluir de forma bastante satisfatória. As condições de clima favorecem a colheita no Brasil e, na Argentina, a conclusão das lavouras na maior parte das principais regiões produtoras.
Veja como fechou o mercado nesta terça-feira:
>> Soja encerra sessão em alta, motivada por grande nível de especulação
0 comentário
Soja fecha em baixa em Chicago, mas dólar e prêmios firmes melhoram preços nos portos do Brasil
Plantio da soja avança nas regiões Centro e Sul, mas segue lento na região Norte do Mato Grosso do Sul
Soja reduz perdas em Chicago nesta quarta-feira, mas colheita dos EUA mantém pressão sobre preços
Soja abre a quarta-feira próxima da estabilidade em Chicago com colheita dos EUA no radar
Mato Grosso começa safra 26/27 de soja com chuvas irregulares, plantio paralisado em algumas regiões, mas buscando boa produtividade
Soja sobe mais de 20 pontos em Chicago com atraso da colheita nos EUA nesta terça-feira