Com produtividade menor e preços baixos, comercialização da soja e do milho está mais lenta em Illinois

Publicado em 24/08/2017 09:22

LOGO nalogo

O tour Missão Mulheres do Agronegócio, em seu quinto dia, chega a Sullivan, no sudeste de Illinois, em uma propriedade de alto nível de investimento e tecnologia, do produtor Bill Voyles, onde a produtividade esperada tanto para a soja, quanto para o milho também deverão ser menores nesta temporada. As adversidades climáticas têm sido registradas nos três últimos meses e os efeitos nas lavouras serão inevitáveis. 

Com 25 dias sem chuvas em junho, apenas duas em julho - uma de 7.74 mm e outra de 12.4 mm - e precipitações limitadas em agosto - além do excesso de umidade observado no início da temporada comprometendo o plantio e exigindo o replantio de algumas áreas, Voyles estima sua média de produtividade no milho em 178 bushels por acre (188,4 sacas por hectare) contra 206 colhidos (218.02 scs/ha), em media, na safra 2016/17. Para a soja, a média do produtor ainda não está fechada, já que agosto é o mês determinante para a cultura nos Estados Unidos e as lavouras ainda precisam de algumas chuvas nas próximas semanas. Assim, sua estimativa inicial, neste momento, e de sua média de rendimento na oleaginosa fique em 60 bushels por acre (68.05 sacas por hectare), contra 72 bpa do ano passado (81.65 scs/ha).  

Produtor Bill Voyles e participantes do Missão Mulheres do Agronegócio EUA 2017

Produtor Bill Voyles e participantes do Missão Mulheres do Agronegócio EUA 2017

Produtor Bill Voyles em sua propriedade em Sullivan, no sudeste de Illinois (EUA)

Produtor Bill Voyles em sua propriedade em Sullivan, no sudeste de Illinois (EUA)

Nesse ambiente, a comercialização de ambas as culturas está atrasada e mais lenta em relação a 2016, segundo relata o produtor, que já tem parte das duas safras comercializada. "Se essa média de 60 bushels por acre for confirmada, terei 45% da produção de soja já vendida. No milho, cerca de 25%. Agora, pretendo colher o milho, estocá-lo e não vender mais nada na época da colheita. Eu preciso que os preços subam para voltar ao mercado. Checo os preços e o andamento da CBOT a cada hora, não tem sido um momento fácil para o mercado", diz. 

Sempre apoiado por um consultor de mercado, o produtor atua com diversas ferramentas de comercialização que o permitam driblar momentos como esse das atuais cotações, entre elas, o hedge feito diretamente na Bolsa de Chicago e o mercado de opções. "É preciso estar atento às oportunidades que o mercado te oferece, sejam elas de curto, médio ou longo prazo. E a tecnologia e a grande resposta para a eficiência da comercialização hoje em dia, é preciso se arriscar um pouco também, você precisa ser agressivo e efetivar suas metas de preço. Caso elas não sejam mais possíveis, refaça e lembre-se delas a todo momento. É preciso estar sempre acima do perfil médio dos produtores para ter bons resultados", conclui Voyles. 

E como parte de sua estratégia de comercialização, o produtor semeou uma parte de sua área de soja em meados de marco, a qual devera ter sua colheita iniciada em uma semana. No ano passado, com a demanda aquecida, os compradores em sua região pagavam prêmios de ate US$ 1.00 por bushel pela soja da nova safra, o que pode se repetir este ano e trazer alguma oportunidade de preços melhores. O plantio da oleaginosa de forma geral nos EUA tem início em meados de maio.

Confira fotos da propriedade:

Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17 Lavouras de soja em Irving, Illinois - 22/08/17

Confira balanço da safra norte-americana: 

>> Irregularidade e comercialização lenta são marcas da safra 2017/18 dos EUA

Veja entrevista com Andrea Sousa Cordeiro, da Labhoro Corretora:

>> Safra 2017/18: Irregularidade do clima prejudica safra e comercialização em Illinois, nos EUA

Confira os números do Crop Tour:

>> Em Illinois e Iowa, rendimento do milho deve ser menor nesta safra

Confira mais informações sobre a safra americana:

>> Missão Mulheres do Agronegócio EUA 2017 - Labhoro Corretora e Notícias Agrícolas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário