Soja, por AgResource Brasil: Plantio da safra 2017/18 já chega a 85,6% da área prevista

Publicado em 30/11/2017 08:47

AgResource-logo

Plantio da soja na América do Sul

O plantio da soja no Brasil avança para 85,6% na atual semana que encerra no dia 1 de dezembro. Os principais estados produtores do Centro do Brasil já estão praticamente completos, com algumas microrregiões ainda à serem plantadas. O estado do Paraná foi o primeiro no Brasil a encerrar o cultiva da soja. Como de costume, os estados do Nordeste e Norte já ultrapassam a metade da área cultivada, ainda com algumas semanas distantes até a conclusão do plantio da ole- aginosa. A safra sul-americana está apenas no começo, na Argentina, em torno de 45-50% da soja já foi semeada até esta mesma semana. A ARC alerta que é imaturo a revisão de qualquer projeção de safra, uma vez que ainda há muita "água para passar em baixo da ponte". Na Câmara dos Deputados do Brasil, um novo mandato do uso de combustíveis renováveis ganha forças. O projeto prevê que até 2030 o uso de etanol e biodiesel seja alavancado em 50% dos atuais níveis, alcançando 40 bilhões de litros anuais. No entanto, o projeto ainda deve ser ratificado pelo Senado e designado a se tornar lei pelo vigente Presidente Temer.

Ag1

Ag2

Ag3

Clima na América do Sul

Os modelos climáticos atualizados confirmam o estabelecimento de um padrão de chuvas regulares sobre o Centro do Brasil, nos próximos 15 dias. Rodadas consecutivas de índices pluviométricos acima dos 20mm deverão ser observadas sobre Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Tocantins e Bahia neste período. As demais regiões sojicultoras do Brasil também deverão observar chuvas, porém o padrão é irregular. No Rio Grande do Sul, o cenário é de alerta. Até meados de dezembro, nenhuma rodada de chuvas expressivas acima dos 25mm vem sendo pre- vista. Os índices pluviométricos para esta região giram em torno dos 10- 15, no geral. O mesmo acontece para o leste da Argentina, que se destoa das chuvas favorecendo oeste do país, nos próximos 5 dias. O estabelecimento de um La Niña seria um agravante no cenário climático da Argentina.

Clima Agr

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AgResource Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário