Brasil exporta recorde de 68 mi t de soja em 2017; venda de milho chega a quase 30 mi t

Publicado em 02/01/2018 17:35 1332 exibições

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja do Brasil cresceram cerca de 32 por cento em 2017 ante 2016 e alcançaram um recorde de 68,15 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O volume ficou ligeiramente acima do esperado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que previa embarques de 67,8 milhões de toneladas, e reflete a volumosa safra do ano passado.

Maior exportador mundial da oleaginosa, o Brasil colheu na temporada 2016/17 um recorde de aproximadamente 114 milhões de toneladas, em meio a condições climáticas consideradas pelo mercado como "perfeitas".

A ampla oferta permitiu ao país esticar as exportações para além da janela habitual, mantendo os embarques em ritmo forte durante praticamente todo o ano.

Em dezembro, por exemplo, foram vendidas ao exterior 2,36 milhões de toneladas de soja, ante apenas 650 mil toneladas um ano antes e acima também das 2,14 milhões de toneladas reportadas em novembro.

Para 2018, a Abiove estima exportações de 65 milhões de toneladas do produto, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento projeta uma safra de 109,2 milhões de toneladas.

MILHO

Os embarques de milho do Brasil cresceram quase 34 por cento em 2017 na comparação com 2016, para 29,24 milhões de toneladas.

No fim do ano passado, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) chegou a prever embarques de 33 milhões de toneladas, mas depois afirmou que a estimativa se situava mesmo na casa de 30 milhões de toneladas.

Especificamente em dezembro, o Brasil exportou 3,99 milhões de toneladas de milho, bem acima das 1,01 milhão de toneladas de igual mês de 2016. Em novembro, as vendas ao exterior totalizaram 3,52 milhões de toneladas.

(Por José Roberto Gomes)

Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

1 comentário

  • J. D.Costa Pato Branco - PR

    Quem ganhou com isso milhões? Os produtores, pobres, coitadinhos, sofrem com esses empregados que só colocam eles na justiça né? ;.

    57
    • lucas garcia Luís Eduardo Magalhães - BA

      Joaldro, tá perdendo tempo, vá encarar um plantio.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr,. Joaldro ...Sinceramente, tenho pena de você, é muito sofrimento... Esse país só tem provocado coisas ruins na sua pessoa... Vou lhe dar uma ideia... Simples, que vai lhe dar só alegrias...VÁ PARA A VENEZUELA OU CUBA ... Lá o regime de governo é o que você tanto sonha, vá pra lá e se esbalde !!!

      3
    • J. D.Costa Pato Branco - PR

      O poço da ignorância parece não ter fundo. Cuba? Venezuela? Eu falo em bem estar social. Suécia, Países Baixos, Noruega, ... com Estado forte, cabresto no empresariado que tem que pagar salários dignos ao lavador de pratos e ao gerente , sendo que o que menos ganha, possa pagar um aluguel, comer dignamente, divertir-se nos mesmos lugares que os demais,, um comunismo moderno, onde a diferença social é uma pequena diferença e não um abismo como aqui.... Se isso é ser socialista, comunista,, é isso que eu sonho... se é pra seguir um país, um exemplo bem sucedido, esqueçam Estados Unidos, mirem nos países nórdicos. Façam como o Maggi, o Ministro da Agricultura que comprou da norueguesa maior importadora e beneficiadora de soja não transgênica daquele país,, e importa das lavouras dele e outros produtores no mato grosso e lá ele refina e vende no mercado europeu... o que gera aqui e o que gera lá de impostos??? lá uma lata de oleo custa ao noruegues no mercado 7 reais (conversao hoje)

      9
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O poço da ignorância é ter um sonho utópico de achar que riqueza é gerada por decretos-leis, ou por ideologias políticas populistas.... Leia sobre a implantação de governos socialistas nos países nórdicos e, veja quais são as pre-condições para que isso seja estável. Não vou fornecer algum link, pois você é o píncaro da "inteligentzia"!!!

      2